23/07/2024

4 décadas dedicadas às estradas: conheça a história do motorista Pedro César

Há 39 anos trabalhando com ônibus e caminhões, sendo grande parte desses no Grupo Reunidas, ele coleciona muitas histórias, acumula uma vasta experiência e pôde acompanhar de perto as mudanças no cenário das ruas, rodovias e no próprio comportamento das pessoas

Comemorado neste 25 de julho, o Dia do Motorista celebra e reconhece a importância desses profissionais que diariamente estão enfrentando os desafios das estradas. Seja transportando passageiros, entregando mercadorias ou assegurando a mobilidade urbana, eles atuam de forma ativa no desenvolvimento social e econômico das cidades e do país. Aos 59 anos, Pedro César Pires, já dedicou quase 40 à profissão, somando-se a esse grupo de homens e mulheres que ganham a vida atrás de um volante.

Na empresa onde atua, o Grupo Reunidas, ele entrou em 1995, após ser indicado por um colega para trabalhar nas linhas que fazem a ligação das cidades da região metropolitana de Curitiba, à época recém assumidas pela empresa. Ao longo dos anos, demonstrou sua versatilidade atuando também em outras frentes de atendimento dentro da companhia, incluindo transporte de cargas, turismo e até como motorista instrutor, tendo ajudado a formar outros colegas.

Antes ainda de entrar na empresa onde está até hoje, Pedro também havia trabalhado por dez anos como caminhoneiro autônomo. Ou seja, desde muito jovem, pegar a estrada faz parte da rotina desse paranaense de Mandirituba. Seus anos de experiência lhe trouxeram muita sabedoria e a oportunidade de observar as tantas mudanças que ocorreram nesse período de quase 40 anos. “O principal desafio na profissão é sempre dar o meu melhor, cumprindo meu dever como motorista, zelando pela vida e bem-estar dos passageiros. Tive várias experiências nesta carreira, algumas negativas, mas muitas positivas e sinto-me bem quando sou cumprimentado com um sorriso e, muitas vezes, chamado pelo nome pelos passageiros”, conta Pedro.

Quando ele começou a trabalhar como motorista, o cenário era bem diferente no trânsito, com menos carros, menos pedestres, e até o comportamento dos passageiros era outro, conforme relembra. No entanto, algumas coisas permanecem iguais, como a gentileza e a cordialidade que ele sempre busca estabelecer. “Na minha visão, para ser um bom motorista são indispensáveis atenção, cordialidade, empatia, paciência e, principalmente, gostar do que faz. Me sinto satisfeito e realizado quando finalizo minhas viagens com êxito, sem nenhuma intercorrência negativa”, pontua.

Pedro também viveu algumas experiências marcantes, das quais ele destaca uma: “O que realmente me marcou foi uma carta direcionada à empresa Reunidas em agradecimento pelo meu trabalho e de outro colega que também trabalhou comigo na viagem com um grupo de canadenses em turnê pelo Paraná, em agosto de 1999. Ainda guardo essa carta como gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho”, lembra o motorista.

Preparo e profissionalismo

Com tudo que viveu ao longo dos anos e presenciou nas estradas e rodovias, o preparo adequado dos motoristas tem um significado maior para Pedro. “A Reunidas tem um diferencial importante, pois investe em cursos preparatórios, treinamentos em vários setores como direção econômica, defensiva, como tratar os clientes”. O que ele se orgulha de destacar e fazer parte, ajudando a colocar outros bons profissionais nas estradas.

Essa é também uma grande preocupação do Grupo Reunidas, que conta com uma Escola de Formação de Condutores para capacitar e formar os colaboradores que desejam ser motoristas profissionais, além de um Programa de Desenvolvimento de Condutores, que tem, entre outras coisas, a finalidade de humanizar o atendimento e reforçar os procedimentos de segurança. Além de outros cursos que são oferecidos pelo grupo para o preparo de seus colaboradores.

Atualmente, Pedro trabalha no transporte metropolitano de Curitiba - onde tudo começou para ele dentro da Reunidas. É um dos motoristas com mais tempo de carreira dentro desse segmento da empresa e optou por ficar neste posto pela facilidade de estar mais perto da família e porque gosta de lidar com pessoas.


Legenda: Pedro César Pires se dedica à profissão de motorista há quase 40 anos
Créditos: Arquivo pessoal
Legenda: Fotos do arquivo pessoal do motorista, que relembram o início na profissão.
Créditos: Arquivo pessoal
Legenda: Ônibus do transporte Metropolitano de Curitiba, linha Curitiba/Mandirituba
Créditos: Arquivo pessoal
Legenda:
Créditos: Arquivo pessoal
Legenda: Pedro César Pires quando era jovem
Créditos: Arquivo pessoal