51% dos brasileiros já compraram um presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras
Pesquisa da Serasa desenha o comportamento financeiro dos casais em relação ao Dia dos Namorados. 52% dos entrevistados pretendem gastar até R$200,00 com presente para a data.
O Dia dos Namorados é uma das celebrações que mais movimentam o comércio e estimulam um comportamento diferenciado dos casais, como revela pesquisa da Serasa. Segundo o estudo, que analisa o perfil de consumo dos brasileiros nesta época do ano, 51% dos brasileiros já compraram um presente para o Dia dos Namorados mesmo com dificuldades financeiras. Nesse cenário, 32% afirmam que já se endividaram por conta de um parceiro, entre namorados, maridos, esposas e ficantes.
Em relação ao planejamento para a data, 55% das pessoas têm a intenção de comprar presente de Dia dos Namorados para alguém, e 9 em cada 10 deles ainda não realizaram a compra, que deve ser feita pouco antes do dia. Apesar disso, 55% deles não se planejam financeiramente para a celebração.
“O 12 de junho já se tornou uma das datas mais importantes para o comércio, fazendo parte do calendário das lojas e dos consumidores”, afirma Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa. “Em épocas como esta, a organização pode fazer a diferença para que os casais não sejam surpreendidos com a fatura no mês seguinte”.
A escolha do presente
De acordo com o levantamento, realizado em conjunto com o Instituto Opinion Box, 26% dos consumidores pretendem comprar roupas ou peças do vestuário, seguido por perfumes (22%), um presente simbólico (16%), uma refeição comemorativa (15%) e equipamentos eletrônicos (14%).
Sobre as despesas, 52% dos entrevistados pretendem gastar até R$200,00, sendo que esse gasto representa até 5% da renda mensal de 45% dessas pessoas. Em relação à forma de pagamento desses presentes, 36% afirmam que devem comprar o presente parcelado no cartão de crédito e 21% pelo PIX.
“O parcelamento pode ser uma boa alternativa para a organização financeira, quando adotado com planejamento e consciência”, afirma Clara. Para evitar que isso aconteça, a especialista reforça a importância da organização financeira, por meio de planilhas, a fim de controlar todos os gastos, organizar todos os valores e, consequentemente, evitar uma bola de neve.
Metodologia
Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o levantamento ouviu 1.732 pessoas, entre os dias 17 e 21 de maio de 2024.
Para saber mais e conferir a pesquisa completa, acesse: clique aqui.