23/02/2024

A importância de adaptar negócios para atender mudanças de hábito do consumidor

*Por Marco Antonio Oliveira, sócio-fundador da O4B, consultoria especializada em projetos empresariais

Os consumidores estão cada vez mais mudando a maneira como consomem produtos e serviços, e é preciso compreender essas transformações para poder continuar a resolver problemas de mercado. Nesse sentido, estar sempre atento às novidades é fundamental.

Se um negócio não está conectado ao cliente com foco na busca de atender uma demanda específica e com uma jornada positiva, corre o risco de se tornar obsoleto.

Até recentemente, as gerações passavam por ciclos longos de mudança, porém, atualmente esses períodos têm se tornado mais curtos, com gerações sucessivas trazendo demandas cada vez mais distintas em um ritmo acelerado.

Um exemplo claro disso pode ser observado quando analisamos os hábitos de consumo de uma pessoa da geração baby boomer (nascida entre 1945 e 1964), que costuma ser mais fiel a marcas conhecidas e que gosta de avaliar a durabilidade dos produtos, e de uma millennial (nascida entre 1980 e 1995), que possui hábito de compras em smartphones, e não é muito paciente com atrasos em entregas.

Se as empresas não ficarem atentas às gerações, no comportamento do consumidor, e em como resolver um problema ou uma dor dele, vão lançar produtos ou serviços de forma equivocada.

Um caso emblemático é o da Uber. A empresa resolveu um problema que muitos consumidores nem sabiam que tinham. Esse tipo de solução disruptiva só é possível através da escuta ativa do cliente e do entendimento profundo de suas necessidades. Nesse contexto, consultorias especializadas desempenham um papel fundamental ao ajudar as empresas a compreender melhor o seu público-alvo.

São três bases em que uma consultoria consegue ajudar uma empresa a evoluir:

1. Metodologia

Metodologias combinadas ajudam no processo de aproximar uma marca e um consumidor, e a construir um produto que tenha encaixe com o cliente. Essas abordagens podem incluir pesquisas de mercado, análise de dados e até busca por avaliações de consumidores. Se forem praticadas em conjunto, podem obter melhores resultados.

2. Menos emoção, mais razão

Ter o apoio de consultorias estratégicas ou ainda conselhos consultivos é um caminho importante para a empresa estar conectada às mudanças de mercado. Esse olhar mais voltado ao mercado que é trazido pelos profissionais externos proporciona o desenvolvimento de soluções mais racionais, pois tem menor ligação emocional com a marca do que a visão unilateral do empreendedor. Assim, estes profissionais podem  aconselhar sobre o que é melhor para o negócio e para a empresa. Essa isenção ajuda no processo que começou com a base da metodologia.

3. Experiência

Outro ponto relevante de um apoio externo é que, enquanto a empresa, muitas vezes, está acostumada a desenvolver apenas um produto ou serviço, uma consultoria vive um mundo de cases em vários segmentos, com um conhecimento abrangente e valioso.

A combinação dessas três frentes faz com que a consultoria seja uma ótima decisão para negócios de qualquer segmento.

Em resumo, adaptar-se às mudanças nos hábitos dos consumidores é essencial para o sucesso em longo prazo de qualquer negócio. Isso exige uma compreensão profunda do mercado, uma abordagem centrada no cliente e disposição para evoluir continuamente.


Legenda:
Créditos: Divulgação