Acig e Unicesumar promovem ações pelo Dia do Trabalhador
Iniciativa piloto é uma forma da Associação Empresarial de Gaspar estreitar laços com o associado e seus colaboradores. Neste primeiro projeto, duas empresas da cidade participam das atividades, envolvendo cerca de 250 trabalhadores
Em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, duas empresas de Gaspar foram escolhidas para participar da iniciativa desenvolvida pela Associação Empresarial de Gaspar (Acig) em parceria com a Unicesumar. A ideia do projeto é levar aos colaboradores de empresas associadas à Acig ações básicas de saúde, bem-estar e de qualificação profissional.
Entre os dias 2 e 5 de maio, cerca de 250 colaboradores serão beneficiados com medições de glicemia, aferição de pressão arterial e terão a possibilidade de receber massagem em cadeiras especiais, tudo com acompanhamento de profissionais, estudantes e professores da área da saúde da Unicesumar.
“A data precisa ser exaltada, pois o trabalhador é a engrenagem do sistema econômico de qualquer lugar. Então, em comemoração a esse dia especial, nossa proposta é mostrar a importância do autocuidado e da qualificação profissional como ações de rotina para uma melhor qualidade de vida”, justifica Edemar Enio Wieser, presidente da Acig. “Temos equipes capacitadas e aptas a atender ações desse tipo – e mais do que isso: incutir na mentalidade do trabalhador o quanto a saúde física e mental dele deve estar entre suas prioridades”, destaca Adriano Albano, diretor da Unicesumar.
Além das ações de saúde e bem-estar, a instituição de ensino também vai levar todo o seu portfólio de cursos e apresentar os valores diferenciados aos colaboradores, aproximando-os do universo de aprendizagem. “São possibilidades acessíveis a esse público. Tanto a Acig quanto as empresas associadas acreditam que a qualificação do profissional é o que vai promover mudanças no cenário econômico. Nosso comércio, nossa indústria e a prestação de serviços podem ganhar outras posturas com um trabalhador qualificado, bem instruído e habilitado com credenciais de referência”, destaca Edemar.
Para Cuniberto Kuhnen, proprietário de uma das empresas escolhidas para o projeto piloto, a iniciativa vai deixar ainda mais evidente o quanto o colaborador tem respaldo tanto do local onde trabalha como das entidades que o representa. “O colaborador deve se sentir acolhido pela empresa e oferecer atividades diferenciadas, assim como indicar os caminhos que eles podem seguir para crescer profissionalmente, é uma postura que deve constar no planejamento de qualquer empreendimento”, comenta.
A opinião é compartilhada por Franciele Krueger, da outra empresa participante. “É uma forma de demonstrar que o colaborador é importante para a empresa e que ele é motivo de preocupação e atenção. As ações de endomarketing tornam o ambiente mais leve e animado e buscamos sempre trazer uma novidade nas datas comemorativas, promover um mimo para os trabalhadores”, afirma.