13/07/2020

Acig realiza novo encontro virtual de orientação ao empresariado

Acig realiza novo encontro virtual de orientação ao empresariado

As convidadas desta vez são da área de direito e medicina, como forma de esclarecer o setor nas dúvidas jurídicas e medidas voltadas para a saúde coletiva dentro das empresas no momento em que a disseminação do coronavírus cresce na região.

Em mais uma ação para orientar o empresário nas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) promove nesta quarta-feira, dia 15, um encontro virtual com profissionais ligadas à área trabalhista.

Foram convidadas para o bate-papo a advogada Helena Deschamps e a médica Thamy Jacobsen. A ideia é que elas falem sobre como as empresas devem se resguardar juridicamente nesse momento de crise e também como cada empreendimento pode fortalecer as ações de saúde coletiva dos colaboradores, principalmente com relação à prevenção ao contágio da Covid-19.

“O convite a essas profissionais veio para agregar mais informação útil ao empresariado de Gaspar. Mesmo depois de quase quatro meses de mudanças e adaptações nas rotinas de trabalho em decorrência do coronavírus, as dúvidas ainda são grandes. Até porque estamos vivendo uma nova fase dessa pandemia, com disseminação rápida da doença, agravamento do número de infectados e infelizmente aumento do número de mortes. O empresário precisa estar preparado e respaldado para enfrentar qualquer adversidade maior que venha pela frente. Nossa proposta é sempre de orientação e oferecer um canal para que o empresário possa sanar dúvidas”, esclarece Nelson Bornhausen, presidente da entidade.

Segundo a advogada Helena Deschamps, o assunto é bastante pertinente para o momento, considerando algumas questões que vêm sendo recorrentes na área jurídica. “Temos visto o aumento no número de casos em que o colaborador tem ingressado na justiça do trabalho, alegando que contraiu a doença no ambiente de trabalho, e muitas decisões estão sendo desfavoráveis às empresas. O empresário precisa estar ciente do que lhe cabe numa situação como essa e como tomar medidas preventivamente para que esse tipo de atitude não lhe traga problemas indesejáveis”, comenta.

O encontro virtual é gratuito e está marcado para às 14h. Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta acessar o link e solicitar a entrada na sala de reuniões. A iniciativa tem o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e da Prefeitura de Gaspar, através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Até o dia 14 de julho, Gaspar já somava 480 infectados pela doença e cinco óbitos.