28/07/2022

Adaptações simples garantem até 30% de economia de água na sua casa

Escolha por alguns equipamentos podem auxiliar na economia do dia a dia. Torneiras com arejadores podem economizar no mínimo 1 litro de água por minuto. Chuveiros elétricos gastam 50% menos água que os modelos a gás

Com as despesas altas, é um fato que o orçamento doméstico está cada vez mais difícil de ser cumprido. Além de renunciar ao consumo de alguns produtos antes corriqueiros, a mudança de hábitos é uma necessidade que chegou para ficar. Isso porque, mais do que a alta dos preços desencadeada pela crise econômica, as questões sustentáveis também têm ganhado espaço nas condutas do brasileiro dentro de casa. “A economia de água é algo que transcende o valor que se paga por esse líquido tão indispensável. É um bem que está ficando caro por conta da sua escassez – e é preciso de imediato adotar medidas que auxiliem na sua renovação”, alerta Enio Bernardes, diretor da Sintex, uma das indústrias de duchas e torneiras que mais cresce no país.    

Mais do que banhos curtos – cinco minutos debaixo do chuveiro elétrico gastam em média 20 litros de água, o ideal para a higiene completa de um adulto – e reutilização de água de máquinas de lavar para limpeza de outras áreas da casa – a última água de enxágue pode ser represada no tanque e utilizada para passar pano no chão ou lavar as calçadas, por exemplo – adotar o uso de equipamentos que auxiliam na economia de água também é uma forma de adotar práticas sustentáveis. “Nas torneiras, o uso de arejadores são alternativas eficientes. Durante a lavação de louças e escovação dos dentes, o equipamento proporciona uma economia média de 30% de água”, comenta Enio.

O arejador é um dispositivo que pode acompanhar o equipamento ou ser vendido separadamente e instalado, conforme a compatibilidade, na saída da torneira. Sua principal função é misturar ar à água que vem pelo encanamento, reduzindo o fluxo, mas mantendo a sensação do volume de escoamento. Como o consumo de água de uma torneira depende da pressão do lugar que ela está instalada, a economia com o uso do arejador também pode variar. “Nos testes do nosso laboratório constatamos que em uma torneira abastecida pela caixa d’água, o consumo é em torno de 4,5 litros por minuto. Já quando a água vem da rede, o consumo é de 7 litros por minuto”, diz.

No portfólio da Sintex, dois modelos já acompanham o dispositivo: são a torneira elétrica Bica Alta (de Parede e de Balcão), além da torneira eletrônica. O arejador articulado é um lançamento da marca e será compatível com as principais torneiras frias de cozinha com rosca na ponta. “O arejador é um acessório que melhora o desempenho das torneiras. Nos equipamentos Sintex elétricos de bica alta com arejador simples a economia é de 17% de água. Nas torneiras eletrônicas com arejador articulado, a economia constatada foi de 33%”, destaca Enio. 

Na hora do banho, os chuveiros elétricos e eletrônicos geram maior economia de água do que os que possuem aquecimento a gás. “Os chuveiros a gás proporcionam um superaquecimento da água e são bastante indicados para as regiões bem frias, principalmente no inverno. Para o cotidiano da maior parte das cidades brasileiras, os equipamentos elétricos e eletrônicos atendem bem às necessidades do aquecimento ideal para banhos saudáveis, que é de até 40ºC”, comenta o especialista. Um chuveiro a gás consome uma média de sete litros de água por minuto – enquanto um chuveiro elétrico consome 3,5 litros por minuto. 


Legenda: Torneira Bica Alta da Sintex já vem com o arejador
Créditos: Divulgação
Legenda: Arejador nas torneiras podem gerar economia de até 30% no consumo de água.
Créditos: Divulgação