05/12/2022

Agentes Territoriais do Sebrae/SC atuam em 20 municípios do Vale e Alto Vale

Projeto faz parte de uma iniciativa da instituição em andamento em todo o território nacional e que busca dar suporte à gestão pública e às entidades empresariais em municípios de até 15 mil habitantes, com vistas em desenvolvimento econômico

Também conhecido como ATS, os Agentes Territoriais do Sebrae têm o objetivo de melhorar o ambiente de negócios para microempresas e empresas de pequeno porte junto ao poder público municipal e potencializar as estratégias de desenvolvimento econômico local. A iniciativa que tem se destacado em todo o país abrange municípios com até 15 mil habitantes e envolve, além dos gestores municipais, lideranças empresariais e entidades ligadas ao empreendedorismo na busca por melhorias de atuação e prospecção de um mercado mais competitivo.

“A proposta do programa é ser um elo que dá suporte ao ecossistema empresarial e à gestão pública, fazendo com que todos os atores caminhem numa mesma direção de crescimento, desenvolvimento e com vistas à inovação", explica Ana Paula Rosenbrock, analista técnica do Sebrae/SC no Alto Vale. Na região, cinco ATS estão desenvolvendo atividades em 20 cidades: José Boiteux, Presidente Nereu, Vitor Meireles, Witmarsum, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica, Trombudo Central, Rio do Campo, Salete, Pouso Redondo, Mirim Doce, Imbuia, Leoberto Leal, Atalanta, Petrolândia, Chapadão do Lageado, Aurora, Apiúna e Doutor Pedrinho.

Os trabalhos iniciaram em Agosto e, após a etapa de reconhecimento dos territórios e de identificação das lideranças e entidades de impacto no processo de desenvolvimento local, os agentes elencaram, com base em entrevistas presenciais e formulários escritos, as principais dores, necessidades e eixos de atuação dos municípios. Este trabalho resultou em um workshop e as informações foram validadas pelos participantes. “A partir daí estão sendo elaborados os documentos que sugerem as linhas de atuação de cada município, indicando, inclusive as pessoas que podem desempenhar as atividades propostas. E este é o grande diferencial dos ATS: é a comunidade, são os líderes, os empresários que se envolvem no processo. O Sebrae/SC fica disponível para dar o suporte, o agente permanece acompanhando as estratégias, mas quem executa são as peças-chave locais”, destaca Ana Paula. 

O andamento dos trabalhos deve continuar em 2023, com a formação dos Agentes de Desenvolvimento (ADS) de cada município. São pessoas indicadas pelas prefeituras e que se tornam responsáveis por difundir as ações determinadas no plano. “São essas pessoas que vão conectar os eixos de inovação, empreendedorismo, emprego e renda e tantos outros assinalados no planejamento de ações”, finaliza a analista técnica. “Estamos alcançando resultados bastante expressivos no sentido do envolvimento dos líderes empresariais das cidades participantes e com os cenários desenhados até aqui, deveremos colher os frutos a curto, médio e longo prazos”, finaliza Ana.    


Legenda: Projeto é voltado para municípios com até 15 mil habitantes.
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação
Legenda:
Créditos: Divulgação