30/10/2023

Agro digital impulsiona indústria brasileira mundo afora. Brasil se destaca com soluções de automação

Com expectativa de crescimento de 15,9% ao ano em soluções digitais para o segmento, o agronegócio é um dos pilares da economia. Marcas como a catarinense Selgron se estabelecem como referência em tecnologia para a produção automatizada na indústria do setor e leva nome do Brasil para mais de 40 países

Em efervescência nos últimos anos, o agro digital é o novo modelo que está impulsionando o crescimento do setor no país. Inovações que vão do plantio até a ponta da indústria ganham força e impulsionam a produtividade, bem como novos negócios. Ainda em 2020, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 84% dos produtores agrícolas brasileiros já adotavam algum tipo de técnica digital.

No cenário global, a chamada agricultura digital deve ter um crescimento médio de 15,9% ao ano até 2026, o que representa uma movimentação de US$ 8,33 bilhões de acordo com a consultoria 360 Research & Reports. Nesse cenário, empresas brasileiras de desenvolvimento de soluções de digitalização para o agro despontam.

É o caso da Selgron, que há três décadas desenvolve tecnologia própria para máquinas de final de linha, com equipamentos que vão desde classificadores de grãos até paletização robotizada dos produtos. Presente nas indústrias de café, arroz, soja e similares, a marca atrai a atenção pela precisão que entrega junto ao seu maquinário. Inteligência artificial, câmeras de alta precisão e robotização garantem a qualidade dos produtos que saem da colheita e vão para a mesa do consumidor.

Presente em mais de 40 países e com mais de 6 mil soluções implementadas, a companhia acredita que o Brasil tende a se destacar cada vez mais quando o assunto é tecnologia. “Temos um campo muito fértil para implantar inovação, porque o agronegócio é um dos pilares da nossa economia. Ampliar a qualidade de produtos processados, como o nosso café, por exemplo, será cada vez mais importante para manter a produtividade e o reconhecimento da qualidade produtiva do país. Sentimos, cada vez mais, que o mercado busca e precisa de soluções inteligentes”, comenta Jaderson Theis, gerente de novos negócios da Selgron.

Setor segue promissor

De acordo com o Cepea/CNA, em 2023 o agro deve alcançar um faturamento de R$ 2,63 trilhões, o que representará 24,4% do PIB brasileiro. O crescimento exponencial esperado é fundamental para impulsionar o Produto Interno Bruto e colocar o país em um cenário de competitividade internacional. Estima-se que o setor alimente mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

 


Legenda: Selgron é uma das empresas que impulsiona o agro digital
Créditos: Divulgação
Legenda: Agro digital impulsiona indústria brasileira mundo afora. Brasil se destaca com soluções de automação
Créditos: Divulgação
Legenda: Agro digital impulsiona indústria brasileira mundo afora. Brasil se destaca com soluções de automação
Créditos: Divulgação