Alunos do RJ se classificam para campeonato global de robótica na Turquia
Equipe da Escola Firjan Sesi Resende, de Resende, se classificou em agenda nacional que ocorreu em setembro, em Blumenau (SC), e deve disputar a competição na modalidade Sênior
Três estudantes de Resende (RJ) estão classificados para participar da etapa mundial do World Robot Olympiad (WRO), campeonato global de robótica educacional. A disputa deve acontecer na cidade de Esmirna, na Turquia, entre 28 e 30 de novembro.
A equipe SmartLego, composta por três estudantes e um treinador, se classificou em Blumenau (SC), onde aconteceu a etapa nacional da disputa, em setembro, organizada pela Robomind.
Agora, a equipe busca se preparar para a viagem e para a disputa. O tema do ano é “Aliados da Terra”, com provas relacionadas ao assunto.
"Ficamos muito felizes por conseguir o troféu de primeiro lugar e por poder representar o Brasil na Turquia na etapa mundial", afirma Matheus Dominato Alves Ramos.
Na etapa nacional, a equipe precisou programar um robô para ajudar a restaurar uma cidade após um desastre natural.
"A experiência foi inovadora e a organização da Robomind foi imprescindível, com uma excelente banca de jurados e de apoiadores", conta o estudante Sanches Rodrigues Teodoro. "O que mais me impressionou no campeonato foi a estrutura que a Robomind preparou, não esperava que seria algo tão grandioso", destaca Vinicius De Almeida Gonçalves.
O campeonato conta com juízes, que através de um sistema de pontos, classificam as equipes com o melhor desempenho. São três categorias em disputa: a Elementary, disputada por alunos de 8 a 12 anos, a Júnior, composta por estudantes de 11 a 15 anos, e a Sênior, de adolescentes de 14 a 19 anos.
André Brandão Sala, CEO da Robomind, conta que o evento foi um sucesso. “Tivemos mais de 850 participantes de oito estados do país e cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. Agora estamos na torcida pelos brasileiros que vão disputar a final mundial”, destaca.
Jovens de cerca de 100 países devem participar da competição na Turquia em novembro, em um ambiente multicultural de aprendizado, troca de ideias e demonstração de habilidades.