17/10/2024

Alunos do RS se classificam para campeonato global de robótica na Turquia

Equipe da Caminho Rede de Ensino, de Caxias do Sul, se classificou em agenda nacional que ocorreu em setembro, em Blumenau (SC) e deve disputar a competição na modalidade Elementary

Três estudantes de Caxias do Sul (RS) estão classificados para participar da etapa mundial do World Robot Olympiad (WRO), campeonato global de robótica educacional. A disputa deve acontecer na cidade de Esmirna, na Turquia, entre 28 e 30 de novembro.

A equipe Tecnoway, composta por três estudantes e um treinador, se classificou em Blumenau (SC), onde aconteceu a etapa nacional da disputa em setembro, organizada pela Robomind. 

Com o objetivo de arrecadar recursos para a viagem, a equipe está com uma Vakinha aberta. As doações arrecadadas serão fundamentais para cobrir os custos do deslocamento e a participação dos alunos. Além das doações, a equipe procura patrocínios para viabilizar a viagem. Os alunos já contam com o apoio da Imeca Indústria Mecânica, destaque no mercado de condução de fluídos em Caxias do Sul, como patrocinador cota ouro. O tema do ano é “Aliados da Terra”, com provas relacionadas ao assunto.

"Agora é focar nos treinos, em melhorar o robô, e preparar as coisas para a viagem", conta o aluno Gabriel Cappelletti, de 12 anos. "Nossa expectativa é aprender com os competidores do WRO mundial, ver todos os robôs e combinações possíveis, melhorar o nosso robô ao ponto de gabaritar a arena no tempo mínimo e conseguir talvez um título mundial", explicam Benício Moscon, 12, e Ruan de Oliveira, 12.

Na etapa nacional, a equipe precisou construir um robô capaz de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim.

O campeonato conta com juízes, que através de um sistema de pontos, classificam as equipes com o melhor desempenho. São três categorias em disputa: a Elementary, disputada por alunos de 8 a 12 anos, a Júnior, composta por estudantes de 11 a 15 anos, e a Sênior, de adolescentes de 14 a 19 anos.

André Brandão Sala, CEO da Robomind, conta que o evento foi um sucesso. “Tivemos mais de 850 participantes de oito estados do país e cerca de 5 mil pessoas nos dois dias de evento. Agora estamos na torcida pelos brasileiros que vão disputar a final mundial”, destaca.

Jovens de cerca de 100 países devem participar da competição na Turquia em novembro, em um ambiente multicultural de aprendizado, troca de ideias e demonstração de habilidades.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação