AMVE inicia projeto estruturado de ESG com apoio de especialistas em Governança Sustentável
Associação contará com consultoria do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados para desenvolver plano estratégico com foco em sustentabilidade, impacto social e governança
Em um momento em que práticas sustentáveis e socialmente responsáveis ganham cada vez mais relevância no setor público, a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) dá um passo importante rumo à consolidação de um plano estruturado de ESG (ambiental, social e governança). A entidade firmou parceria com o escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados — que oferece um serviço exclusivo de governança sustentável. A equipe será responsável pela consultoria e planejamento das ações voltadas ao tema.
Um dos diferenciais do projeto é a proposta de ampliar o foco ESG para além da dimensão ambiental, incentivando também boas práticas de governança e ações sociais com impacto direto na qualidade de vida das comunidades. A intenção é, futuramente, estender o modelo aos consórcios e municípios associados à AMVE, em alinhamento com os planejamentos estratégicos locais.
Segundo a AMVE, a iniciativa reforça o compromisso da associação com o desenvolvimento sustentável e com a adoção de práticas modernas de gestão pública. “Temos ações em andamento, como o programa Lixo Zero, e somos signatários do movimento ODS Santa Catarina desde 2019. Agora, com apoio técnico especializado, queremos ir além e consolidar uma estratégia de ESG ampla, integrada e de longo prazo, que reverbere resultados positivos para o Vale Europeu”, afirma Cassio Murilo Chatagnier de Quadros, Secretário Executivo da AMVE.
A primeira fase do projeto consiste em um diagnóstico completo, etapa que irá mapear oportunidades, identificar potenciais de impacto e alinhar os objetivos institucionais com as diretrizes ESG. “A partir desse levantamento, construiremos um plano de ação estratégico, com metas claras e envolvimento direto dos stakeholders, além do público interno da AMVE, para gerar envolvimento e engajamento”, explica Sharon Haskel Koepsel, especialista em ESG e consultora de Governança Sustentável do escritório.
Para o advogado Flávio Pinheiro Neto, fundador do escritório responsável pela consultoria, o projeto representa uma oportunidade concreta de aplicar o conceito de sustentabilidade com resultados mensuráveis: “Estamos comprometidos em desenvolver um plano que une propósito e viabilidade, gerando benefícios reais para os municípios do Vale Europeu. Será um trabalho importante, realizado com intenção pela expertise da nossa consultora técnica”.