Associação Altos Montes desenvolve taça personalizada que realça terroir dos vinhos da região
Produto foi criado para dar mais destaque aos rótulos que contam com indicação de procedência e será utilizado por 19 vinícolas das cidades gaúchas de Flores da Cunha e Nova Pádua. Criação ficou a cargo da Mozart Crystal, uma das marcas mais reconhecidas do segmento cristaleiro no Brasil
Com o objetivo de enaltecer as características únicas dos vinhos da região dos Altos Montes, a Associação Altos Montes, em parceria com a Mozart Crystal, desenvolveu uma taça exclusiva e personalizada. A peça foi projetada para realçar atributos importantes do terroir local, influenciando diretamente na qualidade e na percepção do vinho. O design foi cuidadosamente pensado para destacar tanto os vinhos tranquilos quanto os espumantes da região.
A taça apresenta um bojo largo, que permite uma maior superfície de contato do vinho com o ar, facilitando a oxigenação e a liberação de aromas e sabores de forma mais eficaz. A borda estreita concentra os aromas e os direciona para o nariz, melhorando a experiência sensorial e destacando a tipicidade dos varietais locais. Além disso, a haste alongada proporciona elegância e facilita o movimento de giro da taça, essencial para a apreciação completa do vinho.
Felipe Bebber, presidente da Associação Altos Montes, comenta que a parceria com a Mozart Crystal, que é uma das marcas mais proeminentes do mercado cristaleiro no país, foi fundamental para o sucesso do projeto. "Já havia uma relação comercial da Mozart com algumas vinícolas associadas, e sempre houve o desejo de criar uma taça pensada para destacar as características dos vinhos daqui. Esse projeto era uma ideia antiga do nosso comitê de indicação de procedência, e, com a expertise da Mozart, conseguimos desenvolver uma peça que agrega muito valor aos nossos vinhos e espumantes. Este é um passo importante para seguirmos o exemplo de outras grandes denominações de origem, que contam com taças específicas para seus produtos”, destaca.
Para Gabriel Mozart, CEO da Mozart Crystal, a produção artesanal e os processos milenares ainda empregados na produção dos cristais pela empresa agregam ainda mais valor ao produto final. "Estamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto. Participar de uma iniciativa que valoriza o terroir da região dos Altos Montes foi uma honra para nós. Desde o início, nossa equipe trabalhou lado a lado com a Associação, trazendo nosso know-how em cristais para criar uma taça que não apenas exalta a qualidade dos vinhos, mas também proporciona uma experiência sensorial diferenciada para os apreciadores”, avalia. Segundo o especialista, o modelo de taça varietal, desenvolvido para o projeto, oferece condições ideais para que se possa apreciar todas as nuances do vinho.
O lançamento oficial da taça ocorreu durante o Festival Altos Montes Vinhos & Espumantes, em setembro, e a peça já está sendo utilizada em degustações, eventos e vendas de 19 vinícolas da região. A Associação Altos Montes é composta por vinícolas gaúchas dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, que possuem a denominação de procedência, certificação atribuída a um produto produzido dentro de um padrão próprio de qualidade e dentro de uma região específica, a Indicação Geográfica. Neste caso, destina-se a rótulos que correspondem ao terroir da região, no mínimo 85% das uvas devem ser produzidas na área delimitada. Cada garrafa possui um selo de controle numerado, o que possibilita a rastreabilidade dos produtos.