09/08/2022

Automação da gestão financeira é uma das principais buscas das instituições brasileiras de educação

Levantamento da edtech Edusoft mostra que este é um dos módulos que mais atrai interesse do mercado

Dados de abril de 2021 mostraram que 67,5% das famílias brasileiras estavam com dívidas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Depois de um ano, em abril de 2022, o número passou para 77,7% e a proporção de famílias com contas em atraso chega a 28,6%. De acordo com a entidade, a tendência é que o percentual continue elevado nos próximos meses.

Nesse contexto, escolas vêm tendo problemas para administrar a inadimplência dos alunos. A taxa no ensino superior brasileiro era de 7,8% em 2014. Em 2020, pela primeira vez, atingiu quase os 10%. Apenas 18% dos jovens de 18 a 24 anos no país estão cursando o ensino superior, de acordo com o Instituto Semesp.

A tecnologia surge mais uma vez como aliada para driblar esta e outras situações relacionadas à gestão financeira de uma instituição de ensino. A edtech Edusoft, especializada no desenvolvimento de softwares de gestão para educação, é uma das que tem proporcionado a automação da gestão financeira para escolas e universidades através de plataformas digitais.“Um dos nossos módulos mais procurados é o Financeiro. Esta funcionalidade ajuda a gerenciar contas a receber e a pagar, além de agilizar o atendimento. O módulo também traz relatórios que auxiliam na análise da situação financeira da instituição”, afirma Michel Robert Weigmann, CEO da empresa.

Entre os benefícios da adoção de um sistema automatizado da gestão financeira, Michel destaca, além da redução da inadimplência, um maior controle e previsibilidade do orçamento a curto e médio prazo, transparência com as demonstrações financeiras - o que garante ainda melhor experiência do usuário, e maior agilidade nas negociações.

“Com o lançamento de todas as informações em uma plataforma desenvolvida especialmente para este fim, é possível que o gestor da escola ou universidade consiga visualizar as mensalidades em atraso e quanto tem disponível em caixa no mês ou no semestre, podendo planejar o melhor uso desse dinheiro, seja para pagar as contas básicas da escola, ou promover melhorias e reformas. Além disso, é possível habilitar a renegociação de dívidas de forma mais agilizada para que os pais, alunos ou responsáveis consigam também administrar suas finanças”, explica o gestor.


Legenda: Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft
Créditos: Divulgação
Legenda: Automação da gestão financeira é uma das principais buscas das instituições brasileiras de educação