22/11/2022

Automação no laboratório têxtil Havan proporciona teste completo de malhas em 14 minutos

O laboratório da gigante varejista, além de realizar práticas tradicionais de identificação visual e inspeção dimensional, conta com a Lavadora de Amostras da Delta Máquinas, que substituiu equipamentos domésticos e otimiza testagem das malhas

A Havan, uma das maiores varejistas brasileiras, conta com um laboratório têxtil por onde passam todas as peças produzidas pela marca. A inspeção minuciosa dos produtos tem o objetivo de garantir alta qualidade ao produto final e a tecnologia é uma grande aliada neste processo.

Além das etapas de inspeção visual e dimensional realizadas pela equipe de 21 pessoas, o laboratório também conta com máquinas que automatizam algumas etapas. É o caso da Lavadora de Amostras, da Delta Máquinas. A máquina foi desenvolvida para substituir o uso de equipamentos domésticos de lavação e secagem na indústria têxtil. Além de reduzir consideravelmente o tempo para este processo, a solução reduz consumo de água, energia e matéria prima, garantindo a qualidade final do produto.

No laboratório da Havan, são necessários apenas 14 minutos para realização do teste das amostras. “Com os equipamentos domésticos esse processo dura cerca de três horas e a empresa não tem dados precisos. Já com a Lavadora, é possível ter um processo de testes mais automatizado e padronizado sobre o desempenho do tecido. Estes dados auxiliam a companhia para garantir um processo fabril mais eficiente e maior qualidade no produto finalizado”, diz o CEO da Delta Máquinas, Fábio Kreutzfeld.

Segundo a gerente de produtos da Havan, Juliana Nunes, a varejista conheceu a Lavadora de Amostras Delta durante uma visita técnica no laboratório de um parceiro. “Optamos pela solução, pois traz um aumento da produtividade pensando no alto volume de peças recebidas e testadas em nosso Centro de Distribuição Havan (CDH). Em 14 minutos ela realiza o trabalho que uma lavadora convencional faria em 3 horas”, diz. Juliana ressalta que o equipamento, além de eficiente é inteligente, pois indica o percentual de encolhimento da malha, facilitando o processo. “Outra vantagem é a economia de água, em que chega a gastar 80% menos”, finaliza.

Atualmente a Havan conta com um equipamento de testagem em seu laboratório e é possível verificar o processo de testes neste vídeo disponibilizado pela companhia.


Legenda: Automação no laboratório têxtil Havan proporciona teste completo de malhas em 14 minutos
Créditos: Divulgação
Legenda: Companhia conta com a lavadora de amostras da Delta
Créditos: Divulgação
Legenda: Processo de testagem é realizado em 15 minutos
Créditos: Divulgação