09/12/2025

Barra Velha passa a oferecer aulas de robótica na rede municipal a partir de 2026

Crianças do quarto ano terão aulas semanais da disciplina através da Robomind, especializada em educação tecnológica

A cidade de Barra Velha terá uma novidade para as escolas municipais no ano letivo de 2026: todos os alunos do quarto ano terão aulas de robótica, onde devem aprender conceitos de matemática, ciências e tecnologia através de estruturas de blocos e componentes robóticos básicos.

O projeto foi apresentado oficialmente ao vice-prefeito Juliano Bernardes, à secretária de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Roberta Chagas e à secretária-adjunta Roseni dos Santos nesta segunda-feira (8).

O curso se chama TechBuilder e conta com um kit de robótica que inclui livros didáticos, blocos de montagem e ferramentas de aprendizagem como a coding pen ou caneta de programação, que possibilita a leitura de blocos físicos em forma de cards, dispensando o uso de computadores para programar, através da tecnologias como a Near Field Communication (NFC), que se popularizou no mercado de pagamentos por aproximação.

A responsável por implementar a matéria é a empresa blumenauense Robomind, especializada em educação tecnológica. Por meio de parcerias com empresas globais como a dinamarquesa LEGO® e a sul-coreana Roborobo, a empresa leva o ensino para crianças a partir dos três anos de idade.

“É uma grande satisfação para a Robomind iniciar esta parceria com a rede municipal de Barra Velha. Ao levar a disciplina de robótica à grade curricular, estamos oferecendo às crianças a oportunidade de desenvolverem habilidades fundamentais, como lógica, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Acreditamos que esse contato com a tecnologia desde cedo amplia horizontes”, finaliza André Brandão Sala, CEO da Robomind.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação