11/03/2022

Benefícios do contrato digital na educação brasileira

*por Michel Weigmann, CEO da Edusoft

A educação foi um dos setores mais impactados com a pandemia, que forçou, no início, o isolamento social de todos e, a solução para os que estavam estudando foi apelar para o ensino remoto, através de aparelhos como computadores, notebooks, tablets e celulares. 

O mundo como um todo viu a transformação digital avançar exponencialmente devido a essa crise, com a necessidade de oferecer cada vez mais serviços remotos, online, atividades que pudessem ser feitas através da internet, desde compras no supermercado até serviços burocráticos como assinatura de contratos, por exemplo.

Na educação não é diferente e, além dos estudos, há a parte burocrática também, com realização de matrículas, pagamento e renegociação de parcelas do curso, seguindo até a finalização do mesmo, com a formatura e diplomas impressos. Graças aos documentos digitais, as “papeladas” institucionais são criadas e formalizadas em ambiente virtual, o que facilita muito a vida de quem precisa resolver essas demandas com apenas um clique.

Uma das vantagens da inovação na área educacional que podemos destacar é a possibilidade de assinatura digital de contratos. O contrato digital funciona como qualquer outro -  uma formalização de acordo entre as partes, de acordo com o código civil brasileiro. Porém ele é um documento que tramita 100% em ambiente digital, então ele deve ser elaborado, assinado e armazenado no meio eletrônico.

Além da digitalização do processo, que geralmente costuma ser lento e burocrático, a organização da papelada é uma vantagem, visto que, na verdade, não existe a papelada, mas sim endereços eletrônicos que podem ser acessados de qualquer lugar pelos responsáveis.

Redução de custos, sonho de toda empresa, também é possível com a digitalização. Há menos utilização de papel, tinta de impressora, além de gastos secundários relacionados, como a necessidade de manutenção nas máquinas e deslocamento para a entrega ou retirada dos documentos.

Um dos mais importantes benefícios da adoção do contrato digital, é a segurança gerada em relação ao documento. Diplomas e contratos físicos são, infelizmente, facilmente fraudados ou falsificados. Com a utilização do contrato digital, todas as informações importantes que constam no contrato são autenticadas por um processo de alto nível de segurança, com criptografia, que evita que terceiros tenham acesso a esses dados, gerando segurança para estudantes, pais e escolas ou instituições de ensino.

Hoje, a estimativa de tempo médio necessário para um contrato digital ser assinado por todas as partes é de 20 horas, já a assinatura de contratos físicos tradicionais leva cerca de sete dias. Assim, o tempo gasto com processos burocráticos, causa de muitas reclamações no Brasil, pode ser melhor aproveitado em outras atividades importantes com a adoção do modelo digital de certificação.


Legenda: Michel Weigmann, CEO da Edusoft
Créditos: Divulgação