21/11/2022

Black Friday traz expectativa para consumidor e planejamento de guerrilha para e-commerces

Além das próprias lojas virtuais, empresas fornecedoras de tecnologia reforçam programação na véspera e durante a data, para garantir disponibilidade das plataformas. A Híbrido, consultoria especializada em soluções inovadoras para e-commerces, já tem calendário anual para apoiar seus clientes

No ano em que a tão esperada Black Friday coincide com a estreia do Brasil na Copa do Mundo, a expectativa para que as vendas aumentem é grande. Espera-se que, além das promoções em si, o retorno do torneio mundial e a proximidade com o Natal levem mais de 60% dos consumidores a comprarem na Black Friday, segundo levantamento da Plataforma Gente.

Mas não é apenas o consumidor que precisa se planejar para aproveitar a data: além das próprias varejistas e dos e-commerces, fornecedores de tecnologia têm a missão de manter as operações em andamento, mesmo com o considerável aumento de acessos aos sites. É o que faz a Híbrido, consultoria especializada em soluções inovadoras para e-commerces. A empresa, que atende marcas como Altenburg, Queensberry, Grande Adega e Grupo Petrópolis, cria uma estratégia de otimização para antes e depois da Black Friday.

Preparação para o Dia D

Tradicionalmente, muitas empresas já começam a lançar promoções antes do dia D da Black Friday, este ano em 25 de novembro. O dia 24 é crucial para que o período seja assertivo, do ponto de vista tecnológico. "A véspera da Black Friday é marcada pela reunião dos times ligados diretamente à operação dos e-commerces dos nossos clientes. Repassamos estratégias e conferimos cada conta que está sob nossa responsabilidade a fim de garantir a disponibilidade da operação e o suporte técnico em eventuais bugs nas plataformas virtuais”, diz Arnon Fumagalli, sócio e coordenador de tecnologia da Híbrido.

Campanhas de branding também são conduzidas pela empresa e passam por uma última revisão antes do dia D.

Virada digna de Copa do Mundo

Se engana quem pensa que os telões nos escritórios da Híbrido focarão na Copa do Mundo a partir do dia 24. Além de mostrar a operação de todos os clientes, eles ajudam a equipe a acompanhar o andamento e a estabilidade dos e-commerces, proporcionando total apoio tecnológico aos clientes. “É uma data crucial para muitas marcas e criamos o cenário ideal para o suporte confiável. A Black Friday é um evento tradicional para nós e anualmente reunimos o time presencial no escritório, organizamos telões com contagem regressiva para a virada, telões com cronometragem de metas alcançadas, decoração temática e muita pizza e energético”, destaca Arnon. 

A pausa para o jogo de estreia do Brasil na Copa, no entanto, está garantida. “Vamos, claro, aproveitar os telões para torcer pela seleção. Depois desse momento de confraternização, seguimos, a partir das 20h, uma intensa preparação para a virada do dia e início oficial da Black Friday”, complementa.

Em 2021, a Híbrido identificou que seus clientes tiveram aumento de 63% no faturamento durante a Black Friday na comparação com o mesmo período de 2020.


Legenda: Equipe da híbrido atua em "guerrilha" durante a Black Friday
Créditos: Divulgação