22/04/2022

Branding para PMEs - como o valor de marca muda a performance do negócio

*D.J Castro - especialista em marketing e branding

A palavra Branding no marketing é muito forte e presente - isso porque ela ajuda a construir e posicionar marcas que desejam se destacar no mercado. Esse trabalho pode ajudar estrategicamente empresas a entenderem o seu propósito e ainda auxiliar na conexão com o público. Além de ajudar  no posicionamento e nas vendas, o trabalho de Branding serve para que as pessoas inseridas no projeto possam abraçar a cultura estabelecida pelo mesmo, fazendo com que ela se torne mais atrativa para quem a recebe do lado externo. 

Na maioria das vezes, o público escolhe adquirir determinado produto ou ir a algum lugar por identificar com a marca, ambiente e cultura que está sendo apresentado para ele. Pequenas, médias e grandes empresas encontram essa dificuldade de se desenvolver e projetar suas “ideias”. Esse fator pode gerar uma estagnação e fazer com que a pessoa que está dirigindo o negócio se frustre por não conseguir entregar a sua mensagem. 

O fluxo do Branding vai muito além de um anúncio patrocinado nas redes sociais ou o primeiro lugar nas pesquisas do Google. Para construir uma marca é preciso de estratégias incomuns como: diferenciais competitivos e construção de fatores que possam ir além de uma estratégia de marketing (e-commerce ou uma página atrativa no Facebook e Instagram).  

Construir uma marca leva tempo, ganhar a confiança do cliente pode ser um trabalho de “formiga”. O caminho mais fácil para essa construção é implementar essas bases sólidas e fortes da cultura desde o início. Quando um lugar que já possui um determinado posicionamento resolve mudar, se torna muito mais complicado de se obter resultados. 

Em um mundo instantâneo e coberto por atualizações, estar preparado para as mudanças é primordial para manter sua marca de pé. E o branding é um caminho assertivo para se identificar pontos de diferenciação relacionados a ideias inovadoras e percepção de valores da marca. 

Esses pontos estratégicos podem aproximar o público que se identifica com a sua bandeira e proposta, fazendo com que o seu negócio tenha um real valor e significado. 






Legenda: D.J Castro
Créditos: Divulgação