01/12/2025

Brasileiros conquistam prata e bronze em competição internacional de robótica

World Robot Olympiad (WRO) aconteceu em Singapura, de 26 a 28 de novembro

Seis equipes brasileiras conquistaram medalhas de prata e bronze na final do World Robot Olympiad (WRO), uma das maiores olimpíadas de robótica do mundo, que neste ano aconteceu em Singapura, de 26 a 28 de novembro. Os alunos são das cidades de Tubarão (SC), Fortaleza (CE), Camboriú (SC) e Fazenda Rio Grande (PR).

Os brasileiros participantes estavam disputando duas categorias: a RoboMission, em que os estudantes desenvolvem robôs e cumprem um circuito de provas em tempo real, e a Future Innovators, que é direcionada para apresentação de projetos, como em uma feira de ciências, com estandes. Nesta categoria, os projetos visam trazer soluções para problemas do mundo real através de protótipos robóticos autônomos, que precisam estar em funcionamento. Os melhores projetos seguem para implementação. Os trabalhos foram julgados por um grupo de juízes, que a partir de um sistema de pontos definiram os vencedores.

As duas categorias são subdivididas em faixas etárias de Elementary, composta por estudantes de oito a 12 anos; Júnior, de 11 a 15 anos e Sênior, de 14 a 19 anos.

Os alunos foram classificados para disputar o evento durante a etapa brasileira, que aconteceu em Jaraguá do Sul (SC), em 30 de agosto. O WRO nacional é organizado pela Robomind, especializada em educação tecnológica e robótica. “Ver tantos jovens brasileiros alcançando o pódio em uma competição tão disputada reforça a importância das instituições, sejam públicas ou privadas, seguirem investindo em tecnologia na educação. Estamos muito orgulhosos do trabalho desses estudantes e dos educadores que os acompanham”, afirma André Brandão Sala, CEO da Robomind.

Brasileiros que foram destaque em Singapura

Categoria Robomission

Equipe Astrogenius Orion (Escola Participação, de Fazenda Rio Grande) - modalidade Elementary - bronze;

Equipe AnonymousRob (Colégio Coração Feliz, de Tubarão) - modalidade Júnior - prata;

Equipe AnonymousRob (Colégio Coração Feliz, de Tubarão) - modalidade Sênior - bronze.

Categoria Future Innovators

Equipe All Might Kids (Escola SESI Euzébio Mota de Alencar, de Fortaleza) - modalidade Elementary - bronze;

Equipe Rain’s Welders (Escola Básica Municipal Rogério Leonardo Kuhnen, de Camboriú) - modalidade Júnior - bronze;

Equipe All Might (Escola SESI Euzébio Mota de Alencar, de Fortaleza) - modalidade Sênior - bronze.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação