Buscas por floriculturas crescem mais de 400% no Dia da Mulher deste ano
Levantamento realizado pelo guiafacil.com mostra volume de acessos em um comparativo entre o dia 8 de março e o dia 8 de fevereiro deste ano. Retorno à rotina presencial pode ser um dos fatores que alavancou os resultados.
Desde que foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia da Mulher, o 8 de março é marcado pela luta por igualdade e reconhecimento. Já no comércio, a data sazonal traz oportunidades de alavancar as vendas em alguns setores. E em 2022, as floriculturas brasileiras foram as mais procuradas por quem buscou homenagear as mulheres ao seu redor . É o que mostra um levantamento do guafacil.com, plataforma digital de empresas e prestadores de serviços que acumula mais de 6 milhões de acessos mensais. O volume é um comparativo entre as pesquisas realizadas em 8 de fevereiro e no dia 8 de março.
De acordo com o guiafacil.com, o crescimento na busca por floriculturas foi de 403% e os estados que mais obtiveram crescimento nas buscas foram os de Santa Catarina (359%), Paraná (766%) e São Paulo (381%).. “Esse dado revela a preferência de muitos consumidores pelo item para esta data específica. Para os nossos clientes, especialmente os do segmento de anúncios online, o levantamento apoia no desenvolvimento de estratégias de visibilidade que oportunizam mais negócios no período”, diz José Felipe, coordenador de marketing do guiafacil.com
O resultado pode ser atribuído a diversos fatores, como o retorno do trabalho presencial, que facilita a entrega de itens como este, por exemplo. “No ano anterior foi muito comum que empresas optassem por itens como os vale-presentes, facilitando a logística de entrega. Neste ano, com a retomada da rotina, vemos que os pequenos negócios locais foram muito beneficiados”, avalia José Felipe.
Presença digital garantindo mais vendas
O alto volume de buscas na internet para itens sazonais mostra que, cada vez mais, o consumidor utiliza os buscadores online para escolher seus fornecedores. Pesquisas recentes apontam que o brasileiro está cada vez mais conectado quando o assunto é compra. Um levantamento do SPC Brasil mostrou que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
“Esse dado, somado à evolução que acompanhamos nas buscas em nosso guia, mostra a importância do empreendedor ter presença digital. E não é necessário realizar grandes investimentos, hoje o MEI e a microempresa também podem e devem estar na internet. Esse fator é fundamental para que seu serviço ou produto seja encontrado pelo consumidor, mesmo que venda localmente, visto que as pessoas têm buscado na web não só itens de e-commerce, mas também opções de compra próximas fisicamente a elas”, conclui José Felipe.