Camargo Química lança lubrificante sustentável para bomba-lança de concreto
Solução foi desenvolvida à base de polímeros ambientalmente seguros e não tóxicos. CQ Pump reduz desgaste de bomba e do consumo de cimento - enquanto no processo tradicional são necessários seis sacos de cimento, com a novidade basta uma unidade de 200 gramas
Equipamento fundamental na construção civil, a bomba-lança de concreto agiliza processos e facilita a concretagem em locais mais distantes. No entanto, a sua eficiência e melhor aproveitamento de matéria-prima depende de uma boa lubrificação. E foi com base nos insights trazidos por clientes que a Camargo Química, especializada em soluções químicas sustentáveis para a indústria da construção, acaba de lançar o CQ Pump. O produto alia sustentabilidade e eficiência para o processo de lubrificação de bombas-lança e já está disponível no portfólio da empresa.
Além de ser desenvolvido à base de polímeros ambientalmente seguros e não tóxicos, o CQ Pump traz um atrativo de economia: enquanto no processo tradicional de lubrificação são necessários, em média, seis sacos de cimento, com a novidade basta uma unidade de 200 gramas para se ter o mesmo resultado. Ao ser misturado com 75 litros de água, as 200 gramas do produto criam uma pasta gordurosa, que deve ser aplicada nas bombas antes da concretagem.
“Além disso, a fórmula do produto auxilia no retardo do desgaste da bomba, trazendo economia também em manutenções no longo prazo para a concreteira. O alcance da bombeabilidade é outro fator positivo desse lançamento. Por garantir mais eficiência na hora de lançar o concreto, diminui a potência necessária, reduz o atrito e a pressão da linha”, destaca o CEO da Camargo Química, Fábio Camargo.
O CQ Pump contém ainda agentes espessantes e lubrificantes que ajudam a bombear misturas difíceis e minimiza a perda de abatimento e ar através das linhas de bomba.
Indústria 4.0 para desenvolvimento de produtos
Para garantir receitas idênticas e mais eficiência e agilidade no desenvolvimento dos produtos, a Camargo Química conta com plantas em Santa Catarina e São Paulo, com operações automatizadas, sem a necessidade de intervenção humana no processo de produção. Power BI, Inteligência Artificial e bots integrados ao sistema de gestão da fábrica proporcionam insights para a melhoria contínua e um controle preciso do uso de matérias-primas na produção.