05/12/2022

Circuito de Cicloturismo dos Padroeiros começa a ser estruturado em Ituporanga

Proposta nasceu depois de uma consultoria de turismo realizada através do programa Cidade Empreendedora e busca valorizar a natureza local aliada à cultura religiosa do município

A união da fé com a prática esportiva está gerando mais um produto turístico para Ituporanga. É o circuito de Cicloturismo dos Padroeiros, que vem sendo desenvolvido pela Fundação Fexponace e Prefeitura Municipal em parceria com a Associação de Ciclismo da cidade, com a Paróquia Santo Estêvão e apoio técnico do Sebrae/SC. A ideia da atração surgiu após uma consultoria em turismo do programa Cidade Empreendedora, que tem o objetivo de apoiar o poder público em soluções que promovam o desenvolvimento econômico local. 

 

O projeto prevê a criação de um roteiro de pedal para valorizar a cultura e natureza de Ituporanga, oferecendo aos turistas uma experiência especial pelo interior do município, incluindo a gastronomia rural, a riqueza de matas e águas e as capelas das comunidades. 

“A fé e cultura religiosa são marcas fortes da experiência do circuito, já que em Ituporanga as comunidades valorizam suas capelas e celebram seus padroeiros. Desta forma, o cicloturismo além de uma prática de bem-estar e qualidade de vida se alia ao turismo para fortalecer a oferta religiosa”, afirma Paulo Roberto Ribeiro, presidente da Fexponace. 

 

Pela proposta, o circuito deverá ter 150 quilômetros de extensão, com início na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e finalização na Igreja Matriz Santo Estêvão. “É uma forma de fortalecermos as características religiosas que já fazem a nossa cidade ser reconhecida no cenário estadual e nacional”, reforça Frei Ângelo, da Paróquia Santo Estevão.

 

Os percursos serão divididos em quatro trechos e terão diferentes níveis de dificuldade, com opções de pedal para meio turno ou até quatro dias. “A ideia é que seja um atrativo para que qualquer pessoa possa participar, desde as que não têm muita familiaridade com o pedal até quem já tem prática o bastante e busca níveis de aventura maiores. Já temos uma expertise em cicloturismo e acreditamos que esse potencial pode ser explorado de forma mais assertiva, unindo a religiosidade tão presente por aqui”, afirma Elaine Klaumann, [CARGO] da Associação de Ciclistas de Ituporanga.

 

O mapeamento dos trajetos já foi realizado e os circuitos detalhados vão ser inseridos nos mapas de navegação dos aplicativos usados para a prática do cicloturismo. Desenvolvimento da identidade visual, com a marca do produto, manual e aplicações é a próxima etapa do projeto, que também prevê fotografia, sinalização e capacitação dos agentes que poderão ter envolvimento direto e indireto com o produto turístico. 

 

Para Ana Paula Rosenbrock, analista técnica do Sebrae/SC no Alto Vale, a iniciativa vai apoiar o mercado já existente em função das outras atrações do município, principalmente em torno da produção de cebola, e potencializará as atividades dos microempreendedores e das empresas de pequeno porte que têm no cicloturismo uma fonte de renda. “É um estímulo à geração de oportunidades de negócios para as comunidades do interior de Ituporanga. Há um potencial significativo para esses agricultores e religiosos, que poderão desenvolver suas atuações e elevar seus empreendimentos a um novo patamar no mercado”, avalia.

 

A previsão é de que o lançamento do circuito de Cicloturismo dos Padroeiros de Ituporanga seja realizado em 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes. 


Legenda: Atração turística vai unir atividade esportiva com a fé religiosa, uma das referências da cidade.
Créditos: Divulgação