Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga: restaurantes divulgam menus preparados para o evento
Ao todo, 14 estabelecimentos participam da primeira edição do projeto, realizado pela prefeitura do município e a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos, em parceria com o Sebrae/SC. O evento ocorre de 12 a 30 de julho.
Com ingredientes que valorizam a cultura local e reforçam o selo Origem Santa Catarina, do Sebrae, o Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga terá a sua primeira edição entre 12 e 30 de julho. O evento é realizado pela prefeitura municipal, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos e o Sebrae/SC, através da solução Cocriando Sabor & Saber.
Oficinas técnicas já auxiliaram os estabelecimentos participantes a se preparar para o evento e receber em seus endereços o público que deseja degustar pratos e produtos pensados especialmente para o circuito. São 14 participantes, que abraçaram o tema “Da Origem à Mesa”, buscando valorizar a origem local ou regional dos produtos utilizados.
Os menus acabam de ser elaborados e podem ser conferidos abaixo ou nas redes sociais do projeto: @saboresdeituporanga no Instagram ou Facebook.
Confira os menus disponibilizados no Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga:
ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS:
- Bierplatz
Creme Bierplatz: um creme com memórias de sabor, preparado com aipim colonial de Ituporanga, frango desfiado e um toque de cebola refogada com cheiro verde e cubinhos de aipim crocante.
- Clasen Park Hotel
Tilápia do Salto Grande: filé de tilápia na chapa ao molho branco de alcaparras, purê de aipim com açafrão, arroz temperado com alho e cheiro verde e farofa com farinha de milho flocada, cebola roxa e branca.
- Deborah Vargas Doceria Gourmet
Memórias de Sabor: bruschetta no pão de fermentação natural, com queijo brie e sour cream de nata com cebola e raspas de limão cravo, finalizado com cebola caramelizada e açúcar mascavo. Brownie com doce de leite e farofa de cuca crocante com toque de café especial. Acompanha um espresso com leite, calda de chocolate e hortelã fresca.
- Dreams Coffee
Pastel de Natas do Dreams Coffee: o pastel de Belém recebe uma calda de especiarias exclusiva, acompanhado de um sanduíche de pão artesanal com alface, salame e queijo colonial da região.
- Garden Beer
La Fondue: fondue com creme de queijos e toque suave de cebola, camarão empanado em farinha de milho, torresmo, cubinhos de frango com temperinhos frescos, queijo típico colonial e tomate cereja da horta.
- Restaurante CT Deonas Esportes
Churrasco Deonas: torta de batatas com creme de cebola roxa e cobertura de queijo provolone, molho de cebola assada na brasa com vinho e mel, para acompanhar o churrasco na brasa servido no buffet, com mais de 50 variedades de pratos quentes e saladas.
- Ricardo Sushi
Risoto Canelinha: risoto de tomates e queijo colonial, acompanhado de salmão flambado na cachaça “canelinha”. A Canelinha é uma bebida produzida na casa, de forma artesanal e que traz um resgate histórico das festas locais, que era servida quente e composta de açúcar com cravo, gengibre e folhas de louro. Acompanha um aperitivo de caipirinha com cachaça canelinha.
PRODUTORES LOCAIS:
- Chocolatier Chocolates Finos
Caixa de Chocolate Origens: uma caixa de bombons finos com quatro elementos provenientes da terra: amendoim, café, morango e a cebola, que harmonizados com o chocolate, proporcionarão uma explosão de sabores e uma experiência única.
- Doces da Lu
Doces da Lu: produtos artesanais feitos no sítio da produtora local, Lucélia. O destaque é dos biscoitos Santa Fé, típico das festas e mesas das famílias tradicionais. Eles foram preparados para o circuito, destacando a mistura dos sabores doces e salgados, muito comum e presente no paladar dos povos alemães. O Santa Fé doce recebeu um toque de canela, agregando um aroma único. Ainda para rechear a mesa, torna-se inesquecível com os biscoitos de goiabada e a saborosa geleia de abacaxi, preparada no fogão a lenha.
- ES Doces e Salgados
Pão Perimbó: um pão artesanal preparado pela produtora local, Eliane, que faz homenagem ao Rio Perimbó, onde a cebola é plantada às margens do rio. O pão é originado de uma receita de família, com um toque a mais de sabor, através da massa caseira, manjericão e orégano da horta, finalizado com uma camada de cebola roxa e branca com parmesão.
- Herdt Bier
Kit Cervejas da Nossa Terra: kit contendo 1 Pilsen 355ml; 1 coquetel Composto 355ml; 1 weizen 355ml; 1 American IPA 355ml.
- Recanto da Cebola
Cuca com Farofa de Cebola Roxa: a cuca de cebola é produzida com uma massa tradicional e super macia, levemente salgada com pedaços de salame e queijo colonial com farofa crocante de cebola roxa com toque de tomilho da horta do sítio. Produto oferecido por encomendas e servido no Café Colonial, sempre no segundo domingo de cada mês.
- Schuatz Produtos Coloniais
Mix de Biscoitos Delícias da Bisa Berta: o mix de biscoitos carrega os sabores e histórias da família Schafer, que vive na região por mais de um século e que, através da Schwatz Produtos Coloniais, reproduzem aquelas receitas da bisa Berta, repletas de sabores especiais e cheias de amor.
- Sítio Eger
Sabores do Sítio Eger: kit de geleias - geleia tradicional (morango), geleia picante (morango, vinho e pimenta) e geleia refrescante (morango com menta). No café, será servido com queijo e pão de milho.