Colégio de Itajaí adere ao ensino da robótica para crianças e jovens em 2025
Colégio Salesiano fecha parceria com a Robomind, referência em educação tecnológica no Brasil, para capacitar os estudantes no ensino da robótica através de cursos curriculares
O Colégio Salesiano Itajaí fechou uma parceria com a Robomind, empresa referência nacional em metodologias e materiais para educação tecnológica, para oferecer o ensino da robótica e programação aos alunos no próximo ano letivo. Crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental até os adolescentes do ensino médio terão acesso aos cursos curriculares de robótica.
A Robomind já implementou projetos em mais de 800 escolas, capacitou mais de mil professores e licenciou mais de 40 franqueados.
“Além de oferecer esses cursos de robótica que são complementares às grades curriculares e extracurriculares das escolas, nós também desenvolvemos um material didático exclusivo fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também fornecemos os kits tecnológicos e recursos digitais usados nas aulas”, explica André Brandão Sala, CEO da empresa.
Conheça os cursos implementados no Colégio Salesiano
O Colégio Salesiano de Itajaí aderiu a quatro diferentes cursos, que agora passam a fazer parte da grade curricular dos estudantes e introduzem a robótica e a programação de acordo com cada etapa da educação.
O curso Hands ON, em que o estudante aprende a construir as próprias invenções, é aplicado no primeiro ano do Ensino Fundamental e incentiva o processo de montagem e programação de robôs, atividade estimulante e criativa que auxilia no desenvolvimento da inteligência e da coordenação motora.
O Techbuilder é projetado para estudantes do segundo ao quinto ano e é a porta de entrada para o mundo da robótica e da programação. A formação oportuniza criar robôs através de motores, sensores e peças como blocos, parafusos e porcas. Para a programação, o estudante utiliza cartas de codificação para criar algoritmos que dirão ao robô o que fazer. Uma caneta de codificação faz a leitura das cartas de códigos, sem a necessidade do uso de dispositivos como tablet ou smartphone.
No Enjoy, pautado para o sexto ao nono ano, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre ciência e tecnologia a partir de construções gradativamente complexas e desafiadoras. Em cada aula são trabalhados temas relacionados aos conhecimentos de ciência, matemática, física, engenharia, mecânica e computação, seguidos de construções e programações.
Já o Prodigious é focado no Ensino Médio, e dá continuidade aos conteúdos de ciência, matemática, física, engenharia, mecânica e computação, construções e programações. O diretor executivo do Colégio Salesiano Itajaí, Giovane Honorato de Carvalho, afirma estar muito animado com a parceria. “A escola tem que oferecer aos estudantes a visão de protagonista também da tecnologia. Desenvolvendo o pensamento computacional desde cedo, contribuímos para construir os profissionais do futuro, que farão a diferença positiva na sociedade. O projeto educativo do Colégio Salesiano, somado ao conteúdo da Robótica, com a equipe da Robomind, trará muitas oportunidades aos nossos estudantes”.