26/01/2026

Com apoio do Sebrae/SC, confecções do Vale do Itajaí registram aumento de até 88% em produtividade

Empresas fazem parte do programa Conexões Corporativas, que tem como uma das vertentes o encadeamento produtivo. Através dele, prestam serviços para as Lojas Renner

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo em Santa Catarina e fortalecer a competitividade dos pequenos negócios, o Sebrae/SC atua por meio de programas de capacitação e consultorias. No Vale do Itajaí, três empresas que participam do programa Conexões Corporativas apresentaram resultados expressivos em produtividade, eficiência operacional, pontualidade nas entregas e melhoria na gestão.

A Victória’s Facção, a MCN Estamparia e a Resser Confecções fazem parte de um grupo de pequenas empresas que são subcontratadas pela Renner, para atuar em sua cadeia produtiva. As três apresentaram os resultados durante o Fórum de Boas Práticas organizado pelo Sebrae/SC, em parceria com a varejista.

Uma das empresas com números mais significativos é a MCN Estamparia, de Indaial. O negócio conta com 22 colaboradores e seis anos de atuação. Quando começou no programa do Sebrae/SC, a situação era de um processo produtivo organizado, porém com uma gestão de pessoas que necessitava de regras mais claras.

Najara Kreusch explica que houve um aumento de 88% na produtividade a partir das ações desenvolvidas em conjunto com o Sebrae/SC. “Fizemos uma revisão e melhoria das normas internas com foco na assiduidade, implementamos uma rotina de reuniões de gestão e atingimos 100% de entregas no prazo nos últimos três meses”, destaca.

A Victória’s Facção, de Ibirama, conta com 25 colaboradores e está há 12 anos em atividade. Quando começou com o apoio do Sebrae/SC, estava com o fluxo de operações desestruturado e o setor de revisão com acúmulos e movimentos duplicados. Com o programa, conseguiu um aumento de 34% de produtividade e queda de lead time de 46%. “Também alcançamos uma melhoria de cerca de 20% em pontualidade, redução de 71% no retrabalho e um melhor gerenciamento da empresa como um todo”, afirma o proprietário Humberto Marçal.

Já a Resser Confecções, de Indaial, conta com 14 colaboradores e está há 18 anos no mercado. Os sócios Sidnei Rech e Silvia Rech Klitzke contam que a empresa estava em um momento de mudança de espaço físico, sem planejamento de fluxo de caixa e visão de futuro para o negócio. “Estamos separando o CPF do CNPJ e desenvolvendo uma postura de dono, e já tivemos um aumento de 77% na produtividade, além de 30% de pontualidade de entrega dos lotes e crescimento acima de 20% na receita”, destaca.

Para Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae/SC, os resultados que os negócios obtiveram mostram que, com comprometimento e a orientação correta, as pequenas empresas têm muito mais chances de prosperar. “Casos como esses são recorrentes no Sebrae/SC e reforçam que quando os empreendedores se engajam e aplicam as orientações recebidas, os resultados aparecem”, finaliza.


Legenda:
Créditos: Foto: Pexels.