10/11/2020

Com automação, Grupo Level atinge mais de 95% de eficiência logística

Maior importadora de pneus do Brasil conta com soluções da Lincros para gerir distribuição das mais de 20 filiais do país. Atualmente, cerca de 120 transportadoras atuam com a empresa

Garantir a eficiência e o controle da operação logística era um desafio do Grupo Level, maior importadora de pneus do país e que possui as unidades de negócio Cantu Pneus e Pneustore. São mais de 20 filiais em todo o país e para efetuar o rastreio dos processos de distribuição, a companhia optou pela implantação da solução de gestão de fretes da Lincros, empresa especializada em soluções para logística. Desde 2016, a companhia vem otimizando processos através da digitalização, substituindo planilhas manuais pela gestão em tempo real através do software da Lincros. 

Ramon Otto Schoeffel, head de logística do grupo, explica que atualmente mais de 120 transportadoras são contratadas pela companhia, que terceiriza todo o processo de distribuição. Com o alto volume de notas para serem conferidas, as inconsistências eram comuns no processo de conferência. “Com a automação, deixamos de realizar apenas a conferência por amostragem para garantir que todas as notas passem pelo sistema e qualquer erro seja detectado automaticamente. Assim, conseguimos reduzir custos da logística e atingir um alto nível de eficiência”, diz. 

Atualmente, o índice de eficiência logística da empresa, que leva em consideração fatores como entregas no prazo e pagamentos otimizados, supera 95%. “A auditoria dos fretes também refletiu em melhorias na gestão. Desde os primeiros meses de uso da ferramenta, em 2016, registramos uma média mensal de 4% na redução da conta frete. O próprio processo de envio das faturas se tornou mais consistente, e hoje já atingimos 80% de redução nas inconsistências identificadas nas faturas.”, avalia o executivo. 

De acordo com Schoeffel, a busca pela Lincros ocorreu em um momento em que a empresa passava por um crescimento exponencial e precisava de uma solução que reduzisse o trabalho operacional e a falta de visibilidade dos processos logísticos. “Hoje recebemos uma média de 40 mil CTEs por mês e seria impossível conferir esse volume de documentos sem apoio tecnológico. Outro fator importante é a visibilidade das entregas e a melhoria no processo que envolve até mesmo outras áreas, como o financeiro, que recebe informações consistentes”, comenta. 

O aumento sazonal das vendas durante a pandemia também foi registrado pelo Grupo Level. No e-commerce, a companhia teve crescimento de 30% dos pedidos, que só puderam ser entregues no prazo graças ao controle disponibilizado pelo sistema de gestão de fretes da Lincros. “Hoje podemos tangibilizar os ganhos com a solução e também atuar na melhoria contínua dos processos. Não só já registramos ganhos que impactam positivamente as finanças da empresa, como também melhoramos a operacionalização do setor e conseguimos mensurar novas oportunidades de melhoria”, finaliza o gestor. 

Atualmente 100% do processo logístico do Grupo Level é automatizado com o apoio da Lincros. Desde o início do uso da solução na empresa, em 2016, o volume da operação mais que dobrou e, graças ao suporte tecnológico, pôde ser mantido com a mesma equipe, sem necessidade de aumento do custo com a estrutura interna.

 


Legenda: Lincros apoiou automação do processo logístico do Grupo Level
Créditos: Divulgação - Lincros