25/11/2024

Com expectativa de Black Friday e Natal, setor de artesanato aposta em tecnologia para acelerar processos

Os mais de 8,5 milhões de profissionais do setor já representam 8% do PIB. De olho neste mercado, Brother Brasil possui as máquinas ScanNCut que agilizam o corte de moldes dos mais variados tipos de materiais e proporcionam maior precisão ao desenvolvimento dos produtos.

O setor brasileiro de artesanato movimenta, anualmente, cerca de R$ 50 bilhões, segundo o Sebrae. E os mais de 8,5 milhões de profissionais aproveitam o fim do ano para impulsionar as vendas, já que datas sazonais como Black Friday e Natal tendem a movimentar o comércio como um todo. Especialistas do setor e entidades de pesquisa como Neotrust acreditam em um crescimento de quase 10% nas vendas deste ano nestas datas.

Para dar conta do aumento da demanda, a tecnologia tem sido fundamental. Artesãs como Ana Priscila Santos, que é conhecida no meio digital como Pricca Packs, sabe da importância do período e como a tecnologia pode manter a qualidade dos produtos e agilizar processos. “Eu utilizo a ScanNCut para cortar diversos tipos de materiais e isso me traz grandes possibilidades para explorar a criatividade. Sejam para peças decorativas de aniversários, casamentos, batizados, formaturas. Ou mesmo, para brindes corporativos como agendas, bottons e chaveiros. E a qualidade de corte que a máquina proporciona me tranquiliza muito. Pois, sei que estarei entregando aos meus clientes um produto de acabamento padronizado e com acabamentos impecáveis”, diz.

Pricca é uma das influenciadoras brasileiras da área de artesanato que escolheu a Brother, multinacional japonesa referência em soluções tecnológicas para costura, bordado, moda, artesanato e escritório, para facilitar sua rotina. A ScanNCut, citada por ela, é um equipamento que proporciona o recorte de diversos  tipos de materiais, como EVA, tecidos, papéis, vinil, couros, acetato e muitos outros com até 3mm de espessura. Também possui o scanner embutido para criação à mão livre, que possibilita ao artesão escanear o projeto e recortar sobre o material escolhido.

“As máquinas de corte ScanNCut possuem desenhos e fontes embutidos que facilita no processo de criação, e conta com o CanvasWorkSpace um software de criação desenvolvido pela Brother que permite acesso a centenas de projetos já existentes e  bem como possibilita criar, editar, salvar e converter arquivos e projetos para cortar na sua ScanNCut.  O wi-fi facilita a transferência dos arquivos para a máquina ou se preferir até mesmo com o uso de um pen-drive. Tudo isso com a qualidade e acabamento que só uma máquina Brother tem”, diz Paulo Akashi, diretor de Vendas da Brother.

A companhia tem três modelos de máquinas de corte: a ScanNCut SDX 225, com mais de mil desenhos e 17 fontes embutidas; a ScanNCut SDX125, com 682 desenhos e 9 fontes, e a ScanNCut SDX85, com 251 desenhos e 5 fontes. “São soluções que atendem a diferentes perfis de empreendedores. E essa personalização detalhada, que é a essência do trabalho artesanal, é um diferencial para unir tecnologia e qualidade", comenta Paulo.

Pricca reforça que, com os recursos da ScanNCut, é possível ter melhor aproveitamento e menos desperdício dos materiais. “Podemos alinhar os desenhos sobre o material antes do corte e isso evita o desperdício de matéria-prima. Essa precisão também facilita o corte de materiais maleáveis como o acetato. Com o corte automatizado, este processo é ágil e eu posso usar meu tempo em novas criações, aproveitando as oportunidades de vendas desse período do ano”, finaliza.




Legenda: Setor de artesanato aposta em tecnologia para acelerar processos
Créditos: Divulgação - Brother
Legenda: ScanNCut acelera processo de desenvolvimento das peças
Créditos: Divulgação - Brother