Com mais de R$ 40 milhões investidos, Gráfica 43 aposta em parque fabril de alta tecnologia
A companhia especializada na produção de embalagens de alto padrão para o setor de alimentos, bebidas e cosméticos tem como premissa o investimento constante em inovação e não mede esforços para manter um maquinário de ponta no parque industrial
Entre os diferenciais que fazem a Gráfica 43 S/A ser uma das maiores companhias do setor no país está o investimento constante em tecnologia. Os mais de R$ 40 milhões aplicados somente no último ano em melhorias tornou a empresa a detentora do maior parque gráfico Heidelberg no Brasil. A marca alemã é vista como referência mundial em soluções de automação para a indústria gráfica.
Destacam-se, no parque fabril da Gráfica 43, 9 impressoras offset e 52 unidades (castelos) de impressão, o que levou o espaço a ser escolhido por grandes nomes do setor de bens de consumo. O maquinário conta ainda com soluções tanto para pré-impressão quanto para acabamento, impressão e finalização dos produtos. As soluções para impressão rotativa e acabamento complementam a estrutura, que possui ainda laboratório de tintas e laboratório de análises.
“Atendemos clientes que buscam produtos de alto valor agregado, com diferenciais de acabamento, corte e relevo, o que exige um investimento frequente em inovação. Assim, além dos equipamentos, temos o cuidado de manter um ambiente extremamente controlado para a fabricação de embalagens primárias, do setor alimentício. O controle de entrada e de limpeza dos ambientes da fábrica são semelhantes aos locais de produção do próprio alimento, com roupa específica de acesso e demais cuidados”, destaca o diretor-presidente da Gráfica 43, Marlo Germer.
Enobrecimento digital para posicionamento de mercado
Visando ser uma das principais fornecedoras de embalagens primárias do país, a Gráfica 43 traz, através de seu parque fabril, o enobrecimento digital das peças. As técnicas sustentáveis possibilitam sensação tátil através de relevos aplicados no acabamento. Uma delas é o cold foil, em que a cor pode ser personalizada com tintas sobrepostas à fita prata, chegando a uma infinidade de tons, sem o uso de plástico na aplicação.
O hot stamping é cada vez mais utilizado no enobrecimento digital, proporcionando acabamento com toque metálico à embalagem. Já a tecnologia scodix garante a aplicação de verniz e texturas personalizadas.
“Além de serem técnicas que facilitam a criação de embalagens de alto valor agregado, nossos clientes também contam com a possibilidade da aplicação do braille, tornando as embalagens inclusivas”, reforça o diretor-presidente.
A tecnologia dos equipamentos está alinhada com o compromisso de responsabilidade social da marca, que possui certificado de baixa emissão de CO² da Heidelberg. Também está em processo de certificação BRCGS Packaging Materials, que atesta a alta qualidade e cuidados para a produção de embalagens primárias. Atualmente a Gráfica 43 possui mais de 26 mil metros quadrados de parque fabril e espera crescer 20% em 2022, número já registrado em 2021.