10/04/2023

Com recorde de vendas, mercado de veículos elétricos impulsiona novos negócios no país

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), setor vive série histórica - só em fevereiro foram vendidas mais de 4 mil unidades, 25% a mais do que o mesmo período de 2022. Impulsionada pelo boom, Voltbras é exemplo de startup que lucra com solução de gerenciamento do abastecimento elétrico

No posto de combustível, shopping ou garagem, ele é cada vez mais comum: o carregador para veículos elétricos chega a ser disputado em horários de pico e evidencia o momento positivo do setor. Com recorde de crescimento em vendas – segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram mais de 49 mil unidades vendidas em 2022 e mais de 4 mil só em fevereiro deste ano – 25% a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Assim, negócios com soluções para o mercado também crescem e reforçam inovações em mobilidade.

É o caso da Voltbras, startup catarinense fundada em 2018. A empresa desenvolveu uma plataforma que facilita o gerenciamento da estrutura de carregadores, além de um app white label, que as empresas podem oferecer ao consumidor final, facilitando a compra de horários nos equipamentos. “Percebemos que havia um gap de soluções para esse setor e que faltava às empresas uma visibilidade sobre a sua estrutura de carregadores. Saber quais locais são mais procurados e a jornada de compra do consumidor era muito difícil e feito de forma incipiente. Chegamos para resolver esse problema”, diz Ana Luiza Berti, diretora comercial da Voltbras.

A empresa, que hoje conta com clientes como Neoenergia, Green Yellow, EDP, Ipiranga, Multiplan, disponibiliza a realização de cobranças de carregamento na plataforma, com uma interface personalizada para cada negócio. Com uma ampla rede de parceiros com soluções de recarga, faz a ligação entre ambos os negócios, podendo ainda ser integrado ao ERP do cliente.

A mobilidade também é um destaque na plataforma, que pode ser conectada a diferentes redes de recarga, através de roaming, garantindo interoperabilidade dos carregadores. Para o cliente, a conexão tem sido crucial para uma experiência positiva do usuário final. É o que destaca Newmar Spader, gestor de mobilidade elétrica da EDP: “A Voltbras faz parte de nosso projeto com as montadoras monitorando os eletropostos e viabilizando usabilidade da rede e a cobrança das recarga”

Já Gisele de Benedetto, coordenadora de desenvolvimento em energia do grupo Ipiranga, vê na inovação da empresa um fator relevante para a parceria entre as marcas. “A Voltbras é nossa parceira para materializar o serviço na mão do consumidor. A tecnologia deles evolui constantemente e tem tudo a ver com nosso espírito de inovação”, reforça.

Os planos para 2023

Segundo estudo da consultora AlixPartners, a participação dos veículos elétricos nas vendas do segmento pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035. Com o fortalecimento da agenda ESG e o desafio da descarbonização cada vez mais em alta no país, a expectativa é de que novos negócios sejam impulsionados no setor.

Para a Voltbras, 2023 também deve ser um ano positivo, visto que novos negócios estão no radar da companhia. A expectativa é triplicar o número  de pontos de recarga na base, em comparação a 2022 e dobrar  a carteira  de clientes com novas redes de carregamento.

 


Legenda: Ana Luiza Berti, diretora comercial da Voltbras.
Créditos: Divulgação
Legenda: Startup Voltbras se fortalece com crescimento do mercado de carros elétricos no país
Créditos: Divulgação