Começou a empreender? Saiba por que fazer a terceirização financeira do seu negócio é uma boa ideia
Serviço está se consolidando entre pequenas e médias empresas com benefícios como foco na gestão e redução de custos
Um levantamento recente da Praça do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau (Sedec) mostrou a abertura de 2.877 empresas, no período de janeiro a maio deste ano, um aumento de 27,75% em relação ao mesmo período do ano passado. O município conta com quase 20 mil empresas abertas atualmente, de diferentes portes e finalidades. É difícil pensar em quanto custaria para que cada uma delas implantasse um departamento financeiro, com contadores, analistas e tudo mais.
Para eliminar este e diversos outros empecilhos para o bom funcionamento de uma empresa de pequeno ou médio porte, empresários estão buscando o serviço de BPO financeiro - ou seja, a terceirização de serviços financeiros, que seriam prestados por um setor específico dentro da empresa. O serviço está se consolidando como um meio para empresas que querem ganhar em competitividade e reduzir custos com infraestrutura interna, enquanto o empreendedor segue com a palavra final em relação à alocação dos investimentos.
“Com a atual facilidade de abertura de uma empresa e a necessidade de formalização para a oferta de determinados serviços, novos empreendedores estão se deparando com algumas barreiras na administração de seus negócios, que os impedem de focar no core business. Eles são especialistas nos serviços que oferecem, porém raramente conhecem a rotina financeira de um negócio, como organizar o fluxo de caixa e outras questões operacionais. Existem várias vantagens em aderir aos serviços terceirizados para a gestão financeira”, explica o especialista Manoel Victor Tomaz, da M.Victor BPO Financeiro.
Um dos principais motivos para a adesão ao serviço terceirizado é a possibilidade de o empresário e seus colaboradores focarem no seu negócio principal, sem precisar ficar quebrando a cabeça com cálculos e impostos se não for seu desejo. “Se o profissional quer abrir um negócio de prestação de serviços de TI, como uma ‘fábrica de software’ por exemplo, ele teria que tirar seu foco do trabalho que está fazendo para cuidar de planilhas de gastos, analisar estratégias financeiras, pagamento e cobranças de fornecedores. Ao delegar esse assunto para um outro profissional especializado, ele tem mais tempo para otimizar ações do core business de sua empresa, seja ela grande ou pequena” afirma Manoel.
Redução de custos é um tema que chama a atenção de qualquer empresário. Quando uma empresa, com profissionais especializados na área financeira, assume as rotinas administrativas de outra, essa segunda empresa fica livre de gastos com profissionais habilitados para trabalhar com determinados softwares, necessários para o trabalho - o que ajuda a economizar dinheiro, com a aquisição desses talentos, e tempo com a gestão de sistemas. “Além dessa redução de gasto de dinheiro e tempo, outra vantagem de terceirizar o setor é a certeza de que o escritório estará sempre utilizando sistemas de ponta para a gestão do negócio”, confirma Tomaz.
A gestão financeira digital e consultiva oferece acesso a dados, relatórios e informações da empresa de forma rápida, possibilitando o acompanhamento da situação dos negócios da empresa. E há ainda o direcionamento dos investimentos da melhor forma, pois além de toda a economia, o empreendedor conta com consultoria de profissionais especializados, o que diminui o risco operacional O empresário tem a liberdade para investir e mantém o controle sobre as finanças, mas recebe dicas de como reduzir ainda mais custos em determinadas áreas e investimento em outras.