13/10/2025

Como escolher a torneira ideal para cada ambiente

Mais do que um item funcional, a torneira exerce um papel de destaque em banheiros, cozinhas, lavabos e áreas de serviço pelo fator decorativo

Ao planejar um ambiente, cada detalhe faz a diferença: revestimentos, cores, móveis e iluminação. Entre eles, as torneiras se destacam não apenas pela função, mas também pelo impacto visual que geram. No banheiro, na cozinha, no lavabo ou na área de serviço, o modelo escolhido deve alinhar design e praticidade, refletindo o estilo da decoração e atendendo às necessidades de uso de cada espaço.

A seguir, confira orientações práticas para fazer as escolhas certas, de acordo com Enio Bernardes, diretor da Sintex, indústria de chuveiros e torneiras.

  1. Cozinha: funcionalidade em primeiro lugar

Na cozinha, a torneira precisa acompanhar a dinâmica do espaço. Modelos de bica alta facilitam o uso em cubas grandes permitindo lavar louças com mais conforto. Para quem busca ainda mais praticidade, há versões com filtro de água embutido, como o modelo Torneira Elétrica com Filtro Água 2 em 1 da Sintex, permitindo acesso à água para beber sem ocupar mais espaço.

Os arejadores, que pulverizam o alcance da água, são uma boa alternativa para todas as torneiras, basta escolher o modelo correto para o ambiente. Para a cozinha, o ideal é um modelo amplo, como o Arejador Filtro Spray Gourmet, que possui ótimo alcance para lavagem da louça, além de possuir um filtro multicamadas que remove as impurezas da água, proporcionando uma água ainda mais pura para higienização de alimentos.

  1. Banheiro: decoração e usabilidade

No banheiro, o ideal é que a torneira complemente a proposta da decoração. Ambientes modernos combinam bem com acabamentos cromados ou em preto fosco. Já espaços mais clássicos podem ganhar elegância com modelos em acabamentos metalizados quentes, como o dourado.

Para esse cômodo, já existem arejadores como o Vertical Easy, da Sintex, que tem rotação completa, direcionando o jato de água para cima, em direção ao rosto, facilitando a rotina de higiene e cuidado com a pele.

  1. Lavabo: foco em design

Por ser um ambiente social, normalmente menor e usado com menos frequência pelos moradores da casa, o lavabo permite escolhas mais focadas no design, sem tanta preocupação com a usabilidade. Uma torneira diferenciada pode se tornar o destaque da decoração. Aqui, apostar em cores ou formas inusitadas é uma forma de surpreender as visitas.

  1. Área de serviço: resistência e funcionalidade em primeiro plano

Na lavanderia ou área de serviço, a escolha da torneira deve priorizar a praticidade no dia a dia. Modelos com bica baixa facilitam o uso em tanques por evitar respingos. Acabamentos resistentes à umidade e ao uso frequente são essenciais para garantir a durabilidade. A estética também pode ser considerada, especialmente em projetos onde a área de serviço é integrada ou exposta. Nesses casos, vale buscar modelos que harmonizem com o restante da casa sem abrir mão da durabilidade.

“Escolher a torneira ideal é um equilíbrio entre estética e funcionalidade. É preciso escolher um modelo que se integra ao estilo da decoração e atende às demandas de uso de cada ambiente”, finaliza Enio.


Legenda: Torneira Elétrica com Filtro Água 2 em 1
Créditos: Foto: divulgação
Legenda: Arejador Filtro Spray Gourmet
Créditos: Foto: divulgação
Legenda: Vertical Easy
Créditos: Foto: divulgação
Legenda: Vertical Easy
Créditos: Foto: divulgação