Como superar os desafios da gestão de projetos de TI
Falta de recursos para mão de obra especializada e softwares desatualizados são alguns dos obstáculos enfrentados nas empresas
Já virou clichê falar que a transformação digital trouxe inúmeros benefícios tecnológicos para a nossa sociedade. Para o mercado empresarial muito mais, pois hoje várias empresas, senão todas, utilizam serviços relacionados à tecnologia no seu dia a dia. Seja uma startup de TI, uma loja de roupas ou um novo supermercado, todas essas pequenas e médias empresas utilizam algum software para gestão de seus negócios. Ou deveriam.
Ainda que as empresas possuam vontade de aplicar processos automatizados para solucionar suas demandas e gerir os negócios, nem sempre esses projetos dão certo. Isso porque muitos gestores e donos de empresas encontram dificuldade de adaptação, por faltar-lhes conhecimento de como trabalhar com os novos recursos ou como utilizá-los para melhorar o rendimento
Uma forma de evitar essa situação é aproximar a área de TI da alta gestão enquanto soluções são planejadas ou implementadas. “Assim, o investimento pode ser pensado tendo em mente o beneficiamento da empresa, sem causar desperdícios, nem sugerindo ideias que a empresa não necessita de fato, sempre com o intuito de maximizar a rentabilidade”, afirma Milton Felipe Helfenstein, CCO da Envolti, empresa de TI especializada em soluções de tecnologia sob medida.
Evoluções tecnológicas têm acontecido a todo vapor. Analistas da empresa de consultoria Gartner afirmam que até o final de 2025 mais da metade de todas as pessoas do mundo estarão expostas a pelo menos um programa (comercial ou governamental) que deve impactar no comportamento social, Já uma pesquisa feita pelo Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) com diretores de informática e diretores técnicos, 32% acreditam que Inteligência Artificial e Machine Learning, 5G (20%) e IoT (14%) são e serão as tecnologias mais importantes em 2021.
“É inerente ao profissional especializado em gestão de TI estar sempre atualizado com as novas tendências tecnológicas para tentar aplicá-las ao projeto de seus clientes. Estar desatualizado pode levar a uma perda de produtividade em comparação à concorrência. no caso de empresas que adotam o outsourcing há um benefício em relação a isso porque a empresa conta com uma equipe especializada. Não precisa, necessariamente, desenvolver um time interno para garantir resultados estratégicos”, reforça Milton Felipe.
Muitos gestores, quando sobrecarregados em situações internas, perdem a chance de identificar a causa de alguns problemas ao negligenciar o registro de falhas nos projetos. “Encontrar pontos frágeis e reunir esforços para resolvê-los com o tempo são as ações necessárias para criar inteligência operacional na empresa. Assim é possível criar um comportamento de melhoria contínua” salienta o especialista da Envolti.
A pesquisa 2021 Industry 4.0 Survey, divulgada pela empresa global de contabilidade BDO em maio deste ano, mostra que empresas que aplicaram estratégias relacionadas à Indústria 4.0 antes da pandemia se mostraram mais preparadas para lidarem com interrupções em seus processos - devido a decretos de lockdown e distanciamento social - e devem crescer mais que suas concorrentes. Além disso, a pesquisa também informa que até o final do ano, ou meados de 2022, 49% das empresas planejam dedicar mais recursos a tecnologias variadas.
Isso mostra que investir em projetos personalizados se torna cada vez mais fundamental para o desenvolvimento dos negócios em qualquer esfera ou segmento. Soluções inovadoras podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da empresa e de seus colaboradores e clientes, contando com o mais importante: mão de obra especializada e qualificada em diversos setores.
“Um dos benefícios de contratar uma fábrica de software para personalizar seus negócios é também a redução de custos, ou a facilidade de gestão de recursos para estas empresas. Com os serviços de profissionais especializados, o gerente deixa de investir em programas ou processos irrelevantes para sua operação ou ineficientes e economiza ao dedicar suas energias ao core business do seu negócio, aumentando suas estratégias de vendas”, analisa Milton Felipe.
Por ter profissionais capacitados e softwares específicos e de última geração, o empresário também pode contar com a confiabilidade e segurança durante toda a gestão de seu projeto, sem medo de correr riscos com ataques de malwares, roubos de senhas ou perda de seus documentos. “O profissional que trabalha com tecnologia também está treinado e paramentado para identificar ou não cair nas inúmeras armadilhas presentes nas redes. Programas que contam com criptografias, antivírus atualizados e linguagens específicas para que o cliente tire o maior proveito de todos os processos ao longo da gestão do seu projeto”, conclui.