13/07/2022

Compras governamentais é tema de oficina gratuita do Sebrae

Objetivo do encontro é sensibilizar e orientar como empresários locais podem participar de processos licitatórios das gestões públicas. Evento ocorre em parceria com a Ampe Blumenau no dia 21 de julho

Pouca gente sabe, mas os governos são os maiores compradores do país. Independentemente do momento econômico, os gestores públicos precisam comprar continuamente bens, materiais e serviços de diversos tipos. No entanto, o mercado de licitações é um nicho ainda pouco explorado por empresários – e para fortalecer essa prática, o Sebrae Blumenau promove um encontro no dia 21 de julho para abordar o tema. “A ideia é incentivar a participação do empresariado nas compras governamentais. Vamos explicar o processo de aquisição por parte dos governos municipal, estadual e federal e mostrar porque vender ao governo pode ser vantajoso, além de indicar como o empresário pode se tornar um fornecedor para a gestão pública”, destaca Silvia Saul, consultora Sebrae/SC e responsável técnica do programa Cidade Empreendedora, que vai conduzir a palestra.
 
Dados da Prefeitura de Blumenau indicam que em 2021, cerca de 25% da compra total do município foi de fornecedores locais – no entanto, a cidade tem potencial para uma porcentagem bem maior de participação do empresariado nas licitações públicas. “Vender para o governo é uma excelente oportunidade, pelo grande volume de compra e pela garantia de recebimento, diante do pagamento estar atrelado ao plano orçamentário do governo”, salienta o prefeito Mário Hildebrandt.
 
A palestra sobre Compras Governamentais será realizada em parceria com a Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Blumenau. A participação é gratuita e aberta a qualquer empresário. Quem estiver presente ainda terá a possibilidade de consultoria individualizada, disponibilizada pelo Sebrae, para tirar dúvidas sobre a participação nas licitações de acordo com a área de atuação. “A participação do empresariado local nas compras governamentais é de extrema importância, pois melhora o cenário de vendas locais, além de gerar emprego, renda e desenvolvimento”, afirma Pedro Gilmar Fank, presidente da Ampe Blumenau. As inscrições para o encontro podem ser feitas no https://bit.ly/3ONHU1k.
 
O quê: oficina gratuita sobre Compras Governamentais
Quando: 21/07
Horário: 19h
Local: sede da Ampe Blumenau (rua Humberto de Campos, 245, Velha)

Legenda: Oficina será gratuita e vai orientar como empresários podem participar de licitações.
Créditos: Divulgação