Compromisso diário com a vida: Reunidas destaca ações permanentes no Maio Amarelo
Tema da campanha em 2025 é "Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana". Empresa promove ações internas e externas de conscientização e formação
O Maio Amarelo chama atenção mais uma vez para os altos índices de mortes no trânsito no Brasil. Em 2023, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, foram registrados 34.881 óbitos em decorrência de acidentes viários no país — 987 a mais que no ano anterior. Isso significa que uma pessoa perde a vida no trânsito a cada 15 minutos. Excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às leis continuam sendo as principais causas.
O Grupo Reunidas, que atua no transporte de passageiros e cargas, aproveita a campanha para reforçar seu compromisso com a segurança viária e a formação de condutores responsáveis. O tema central do Maio Amarelo em 2025 — “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana” — destaca a importância de atitudes conscientes por parte de todos os envolvidos na mobilidade, e está alinhado com as práticas adotadas pela companhia que tem sede em Santa Catarina e unidades espalhadas pelo Brasil.
“Mais do que realizar ações pontuais, temos a segurança como um valor permanente. Investimos na capacitação contínua dos nossos colaboradores e buscamos garantir que nossos clientes tenham sempre uma experiência segura, seja no transporte de pessoas ou de cargas”, afirma José Lauro, gerente de tráfego do Grupo Reunidas.
A formação contínua dos motoristas e demais colaboradores é um dos pilares da atuação do Grupo Reunidas quando o assunto é segurança no trânsito. A empresa mantém um programa permanente de capacitações técnicas e comportamentais, que são levadas a todas as unidades por meio do ônibus-escola — um veículo especialmente adaptado como sala de aula itinerante. Esse mesmo veículo também é utilizado em ações de educação no trânsito voltadas à comunidade e às escolas, e tem como objetivo a disseminação de boas práticas.
“Nosso intuito é contribuir com um trânsito mais seguro todos os dias. A responsabilidade na mobilidade é de todos, e começa de um lado com a entrega de um bom serviço e de outro com a escolha de empresas sérias e comprometidas com a lei e com a vida”, complementa José Lauro.
O Grupo Reunidas também investe na atualização constante da frota e adota um controle rigoroso das escalas de trabalho, evitando a fadiga dos condutores e promovendo uma operação mais segura.