13/03/2023

Construtora na área nobre de São Paulo aposta em solução tecnológica para pós-obras

Com conceito moderno e inovador, STOG Engenharia aderiu à plataforma da construtech FastBuilt há pouco tempo, mas já vê vantagens no relacionamento com os clientes

A FastBuilt, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de automação para a construção civil, tem como premissa proporcionar uma nova forma de comunicação entre a construtora e seus clientes. Este objetivo despertou o interesse de uma construtora localizada em uma região estratégica de São Paulo, a STOG Engenharia, que aderiu aos serviços da construtech no segundo semestre de 2022.

“Somos uma companhia que conta com profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado. Nosso perfil é de construtora butique, e utilizamos conceitos modernos e contemporâneos na gestão e na construção dos empreendimentos dos nossos clientes. Sendo assim, não fazia sentido para nós utilizarmos a comunicação por e-mail para gestão da assistência técnica nas nossas obras. Por isso aderimos à plataforma da FastBuilt para gerir a assistência técnica das nossas construções”, diz Felipe Kobylko, sócio-diretor da STOG Engenharia.

As soluções foram implementadas na obra Arte Itaim, que foi entregue no início deste ano. Com 19 apartamentos e uma loja, o Arte Itaim é uma obra de grande desafio técnico, de acordo com Felipe. Todos os moradores contam com acesso ao aplicativo da FastBuilt, por onde podem abrir chamados de assistência técnica. “A simplificação da relação com o cliente, além da rastreabilidade e o registro de todas as trocas de informações foram os itens que mais nos chamaram a atenção na FastBuilt. Como o Arte Itaim é um empreendimento bastante desafiador, decidimos adotar uma solução completa para facilitar a gestão do pós-obra e a assistência técnica”, reforça.

O gestor afirma que os principais benefícios da adesão à plataforma de automação são a centralização das informações, como são rastreadas a partir dos contratos e o controle de custos. “Notamos uma evolução na praticidade de acesso à documentação por parte dos clientes. A facilidade de utilização da ferramenta é o mais elogiado pelos clientes. Tanto que já estamos implantando a solução em mais quatro obras que serão entregues em breve”, diz Felipe.

Jean Ferrari, engenheiro civil e CEO da FastBuilt, afirma que o relacionamento com o cliente é uma das principais dores das construtoras de hoje, já que há múltiplos canais de comunicação e os clientes buscam rapidez e agilidade na hora de resolver problemas. “O imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas e é bem chato quando se encontra algum problema no pós-obra. A facilidade de resolução destas situações garante que a satisfação do cliente seja garantida. Só a possibilidade de resolver algum problema sozinho, sem ter que esperar pelo deslocamento da equipe de assistência técnica já soma pontos positivos no relacionamento entre o cliente e a constutora”, diz o executivo.

Gestão integrada do pós-obra

Com a plataforma da FastBuilt as construtoras podem oferecer ao consumidor acesso ao manual do proprietário digital, onde ele pode conferir informações estruturais do imóvel na palma da mão. Além disso, o cliente também conta com a assistente virtual NIA, que dá a oportunidade de consultar informações sem precisar aguardar o atendimento humano.

Com a funcionalidade de assistência técnica, o morador consegue abrir e acompanhar chamados do seu imóvel pelo aplicativo, com registro de fotos e vídeos. A construtora também pode criar suas próprias pesquisas de satisfação, promovendo feedback com clientes, e assim podendo medir o quanto a obra impactou na vida do morador. Pensando em uma gestão completa do empreendimento, há a função de manutenção predial preventiva. Através dela, o síndico tem acesso a manutenções importantes para serem realizadas no condomínio, evitando que problemas aconteçam e aumentando a vida útil do empreendimento.


Legenda: Arte Itaim, empreendimento da STOG Engenharia que conta com a plataforma da FastBuilt
Créditos: Divulgação
Legenda: Interface da funcionalidade de Assistência Técnica
Créditos: Divulgação