Consultoria do Sebrae promove ajustes em parque temático e muda positivamente a percepção do consumidor
Experiência das sócias do empreendimento foi case de um dos maiores eventos de turismo do país
Hoje a Vila Encantada, parque temático que fica em Pomerode/SC, já é bastante conhecida em muitas regiões do país e tem uma reputação bastante positiva. Isso graças a um intenso trabalho de uma equipe especializada, estruturada após o reposicionamento da marca, identificado através de uma consultoria do Sebrae. “Nós havíamos detectado um problema, que era uma reclamação comum dos clientes por meio de plataformas digitais e no parque. Eles alegavam que não tinha nada para fazer no local, além de se contemplar as atrações. A partir desse feedback, a consultora do Sebrae nos trouxe alguns insights e a importância de oferecermos uma experiência de fato aos clientes. Ela observou que tínhamos os brinquedos e as atrações, porém não oferecíamos experiências, como oficinas e atividades”, comentou Camila Pedrini, sócia da Vila Encantada.
A consultoria foi uma indicação da Associação Visite Pomerode (Avip), entidade parceira do Sebrae na aplicação de soluções voltadas ao desenvolvimento do turismo da cidade. “A nossa proposta foi oferecer atrações de hora em hora para melhorar a percepção dos visitantes. Além disso, apontamos também alguns ajustes de posicionamento da marca e comunicação com o cliente, tanto de forma presencial como nas redes sociais, que são vitrines para atrair os clientes”, comentou Luciana Thomé, consultora do Sebrae Vale do Itajaí.
A partir dessas colocações, a gestão da Vila Encantada organizou um roteiro de ações que poderiam incluir desde as crianças – público-alvo do parque – até os adultos, que acompanham os pequenos. “Criamos a exploração aos dinossauros e o paleontólogo encantado, que é uma visitação guiada às réplicas de dinossauros até a escavação de fóssil na areia. Disponibilizamos oficinas que podem ser feitas por pais e crianças, como a oficina de fósseis e a caça ao tesouro. E também passamos a oferecer oficinas sazonais que mudam de acordo com datas”, contou Gicele Lanser Correa, outra sócia do parque.
Quanto ao reposicionamento na forma de comunicação, uma das falhas identificadas era como as atrações estavam sendo oferecidas. “Todos os nossos brinquedos eram feitos para os pais brincarem junto com os filhos, mas eles não brincavam. A partir disso, treinamos colaboradores e os orientamos a conversar com os clientes, o que mudou bastante a forma como o público passou a lidar com o parque, de maneira geral”, conta Camila. Ela completa ainda que outra medida adotada foi a implantação de placas informativas no parque. A comunicação nas redes sociais também foi lapidada e intensificada, com a linguagem apropriada para o público-alvo. O novo posicionamento do negócio pode ser conferido no site https://www.vilaencantada.com.br
As sócias da Vila Encantada ressaltam que a consultoria do Sebrae ajudou ao fazê-las perceber que ajustes finos podem fazer muita diferença na prática. “A experiência do cliente é outra depois dessas mudanças. Conseguimos proporcionar uma melhor experiência ao usuário e a maneira como ele indica o parque a amigos e parentes é outra. O visitante quando chega aqui ele já tem uma expectativa boa criada de antemão – e ter essa expectativa superada é uma conquista pra gente”, completa Gicele.
O exemplo de sucesso do parque tem sido reconhecido além das fronteiras de Pomerode. Recentemente Gicele e Camila levaram o case do negócio para um dos maiores eventos de turismo do sul do país, o Connetion Festuris, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Elas palestraram sobre as tendências, necessidades e oportunidades latentes na reinvenção dos pequenos negócios de turismo e lazer, além de abordar sobre o comportamento remodelado do consumidor. “A participação das empresárias num evento desse porte com o exemplo das mudanças realizadas no parque é uma prova de que sempre é possível melhorar o desempenho de um negócio. O papel do Sebrae é o de auxiliar o empreendedor nessas questões de ajustes, apontando para as melhorias que o negócio pode conquistar. O momento de transformações pelo qual estamos atravessando acaba sendo bastante propício para a análise de possíveis mudanças estratégicas”, finaliza Aloísio Salomon, especialista do Sebrae Vale do Itajaí.