25/06/2020

Coronavírus: entenda como o ralo tem papel fundamental na higienização de ambientes comerciais

Coronavírus: entenda como o ralo tem papel fundamental na higienização de ambientes comerciais

Com medidas ainda mais rígidas em relação a limpeza, soluções de escoamento precisam agregar funcionalidades que vão além do escoamento eficiente. Especialista explica que modelos lineares, e com sistemas de proteção acoplados à saída de água são mais eficientes

Depois de um período de isolamento social e de medidas de combate ao coronavírus, muitas empresas começam a retomar as atividades. Muito além do álcool em gel, empresas reforçam ainda mais os cuidados com a limpeza para evitar contaminação. Restaurantes e fábricas passaram a adotar medidas rígidas de combate à pandemia, em que a higienização dos espaços se tornou ainda mais importante.

Regina Montandon, diretora-executiva do Grupo Linear, empresa que é referência nacional em soluções de escoamento, explica que o ralo tem papel essencial neste processo de adaptação a novas regras de limpeza. Mais do que um coadjuvante, a peça pode agregar funcionalidades que vão além do escoamento. "No mercado já existem modelos desenvolvidos especificamente para ambientes comerciais, que levam em consideração algumas características relacionadas à rotina destes espaços. São peças mais largas, com bases que permitem a aplicação em uma extensão maior do ambiente, facilitando o escoamento. Além disso, um cuidado essencial na hora de escolher o ralo de um ambiente comercial é verificar se o modelo traz algum diferencial que proteja a saída de água. Quando aberto o tempo todo, esse ponto pode facilitar a entrada de insetos. O mais indicado são aquelas peças com dispositivos de fechamento automático. É o caso dos modelos da Domini Pro, marca comercial do Grupo Linear, que vêm acompanhadas do Fecha Ralo", destaca. 

Outra dica da especialista para a escolha e usabilidade do ralo nos espaços comerciais é o tipo da tampa. "Modelos plásticos, além de pouco resistentes, se tornam mais difíceis de limpar. O ideal é optar por tampas que sejam de materiais mais duráveis, como o inox 304. Além de não acumularem resíduos, são mais fáceis de higienizar", comenta.

Linha exclusiva para varejo e indústria

Regina Montandon explica que foi por conta de demandas recebidas de profissionais do varejo e da indústria que a empresa desenvolveu uma marca com produtos específicos para ambientes comerciais. "Na pandemia ficou ainda mais evidente a importância de se pensar em soluções mais eficientes, que facilitem a higienização dos espaços. Um cuidado que tivemos ao desenvolver os modelos da marca de ralos Domini Pro foi criar peças mais resistentes que as tradicionais, desenvolvidas em dimensões maiores e de fácil aplicação. Assim, o escoamento acontece rapidamente e o produto não se danifica facilmente, um problema frequente nestes locais", avalia.

A Domini Pro tem duas linhas de produto: a Public Line, que com modelos nos tamanhos de 50 centímetros e 130 cm de comprimento, um diferencial dessa linha são as bases largas (de 16 centímetros) em aço inox e as tampas, que podem ser inox ou ocultas, com subtampas também em inox. Outra característica importante é a grade interna acoplada à saída da base, que evita a entrada de insetos mas não compromete a vazão.  Já a linha Unique Line é uma exclusividade da marca Domini Pro, destinada para o uso em piso vinílico de rolo. Ideal para hotéis e empresas em geral, sua base pode ser em aço inox ou PVC e a tampa em aço inox. A base também tem altura reduzida, o que evita corte na laje durante a instalação. Ambas possuem o sistema Fecha Ralo, que evita entrada de insetos.