16/07/2025

Da psicologia à agricultura: startups de IA criadas no Vale do Itajaí vencem programa de inovação

Primeira edição do InicIA revelou três startups com soluções baseadas em IA e potencial de impacto em áreas como psicologia, agricultura urbana e pesquisa neurológica

Três projetos com base em inteligência artificial, desenvolvidos por jovens empreendedores do Vale do Itajaí, foram os vencedores da primeira edição do InicIA – Jornada de Desenvolvimento de Startups e Ideias Inovadoras com IA. Ao todo, seis equipes chegaram à etapa final, e três foram reconhecidas por seu potencial de impacto: Coggni, GreenMind e ContCel. 

Voltado a estudantes egressos do Entra21, profissionais e empreendedores locais, o InicIA ofereceu uma trilha gratuita de workshops, mentorias e conexões com o ecossistema de inovação. O programa é uma iniciativa da WK, especializada em ERP e gestão empresarial, em parceria com o Sebrae/SC, voltada a quem está começando um negócio tecnológico na região. As soluções premiadas foram apresentadas ao público no Conexão WK, evento de inovação em Blumenau na sexta-feira, 4 de julho.

“O InicIA nasceu do nosso compromisso com o ecossistema de inovação da região e assistir essas ideias ganharem forma e propósito com o apoio da inteligência artificial mostra que estamos no caminho certo. Nosso papel é justamente esse: criar ambientes que incentivem a experimentação, conectem talentos e contribuam para transformar boas ideias em soluções reais para a sociedade”, afirma Márcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK.

Rafael Pachechne, analista de negócios do Sebrae/SC, destaca que a entidade tem longo histórico de apoio ao empreendedorismo e que o InicIA foi pensado justamente para dar espaço para quem está começando. “Ver o surgimento desses negócios é uma demonstração do potencial que temos aqui no Vale do Itajaí quando juntamos conhecimento técnico, criatividade e um bom direcionamento. O InicIA foi pensado para oferecer apoio estruturado e ajudar a transformar boas ideias em negócios. Para o Sebrae, estar junto dessa iniciativa significa reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento de novos empreendedores e com o ecossistema local de inovação”, comenta.

Uma assistente inteligente para psicólogos

A Coggni é uma plataforma voltada a profissionais autônomos da saúde, com foco em psicólogos. A solução facilita tarefas operacionais como agendamento, cobranças e organização de prontuários — com suporte de IA para transcrever sessões, gerar documentos com segurança e acompanhar o paciente entre os atendimentos via WhatsApp.

“A IA não substitui o psicólogo, mas funciona como uma assistente que organiza a rotina e permite que ele foque no paciente”, explica Vinicius Adilson da Costa, um dos criadores da Coggni. A startup está em fase de desenvolvimento do sistema e busca investimento para lançar a primeira versão no mercado.

Segundo Vinicius, participar do InicIA e poder apresentar o projeto para o público especializado do evento foi um marco: “É como sentir que um gigante está te apoiando. Acho que esse é o sentimento que tem de participar do programa e poder apresentar no Conexão WK.”

Cuidado com plantas, com ajuda da tecnologia

Já a GreenMind aposta no bem-estar e na conexão com a natureza. A startup desenvolve uma horta automatizada que usa sensores de umidade do solo, incidência solar e umidade do ar para ativar a irrigação apenas quando necessário. O sistema, controlado por um aplicativo, também envia recomendações e alertas personalizados.

“A participação no InicIA foi essencial para estruturar melhor a ideia e nos abrir novas possibilidades. Agora, queremos desenvolver o protótipo e abrir nossa loja, tanto física quanto online”, conta Isabelle Duarte Belo, diretora comercial da GreenMind.

Inteligência artificial para apoiar o diagnóstico neurológico

Com foco em pesquisa e saúde, o ContCel criou um aplicativo que analisa imagens de microscópio para identificar automaticamente neurônios atípicos. A IA foi treinada com mais de 500 imagens coletadas por alunos de medicina da FURB e pode acelerar estudos ligados a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

“Foi uma grande oportunidade ver o interesse de outras pessoas na nossa ideia. Nosso próximo passo é buscar apoio para seguir desenvolvendo a solução e futuramente comercializá-la”, diz Gabriel Krzizanowski, um dos responsáveis pelo projeto.

Sobre a WK:

A WK é uma empresa especializada em ERP (software de gestão empresarial) com pioneirismo em soluções contábeis e tributárias. Com mais de 40 anos no mercado, hoje atende clientes em todo o Brasil, oferecendo soluções em nuvem que entregam o maior nível de autonomia aos usuários, integrações nativas entre todos os processos e conexão com outros sistemas por meio de APIs e IoT.

Suas tecnologias apoiam a gestão e performance de empresas em diversos segmentos: da indústria aos serviços B2B, passando pelo o terceiro setor, atacadistas, entre outros. Elas simplificam processos com soluções especializadas para a área financeira, controladoria, tributário, RH, vendas, suprimentos, WMS, contratos, serviços, produção e custos. Garante conformidade com a legislação e aumenta a produtividade das empresas. Além disso, conta com a Mik, inteligência artificial que oferece insights e permite realizar conversas com dados do ERP sobre gestão e operações financeiras e de faturamento da empresa.

Em 2025, a empresa atende milhares de empresas e 30 mil usuários, contando com uma rede de mais de 60 parceiros certificados que garantem índices de satisfação superiores a 97,5%.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação