DATAFRETE lança solução de IA generativa para auxiliar na gestão da documentação logística
Integrada a plataforma de gestão de transportes da companhia, a inovação atua em busca de documentos, interpreta fluxos operacionais, identifica pendências e responde dúvidas dos usuários da plataforma
Especializada no desenvolvimento de soluções digitais para operações logísticas, a DATAFRETE acaba de anunciar a implementação de IA generativa em sua plataforma de gestão de transportes, que vai agilizar a consulta de informações e a melhoria do fluxo logístico nas operações das empresas. A solução de inteligência artificial vai atuar como uma assistente corporativa, agilizando uma série de ações para proporcionar aos gestores uma rotina simplificada enquanto reduz chamados de suporte e acelera a curva de aprendizado da própria solução.
Com a DATAFRETE IA, as empresas poderão reduzir em até 99% os chamados de nível 1 do suporte de TI, já que realiza consultas instantâneas sem necessidade de suporte técnico, faz leitura automatizada de documentos e possui conversação em linguagem natural. “Nossos testes identificaram um ganho considerável para as empresas que utilizam nossa plataforma a partir do uso de inteligência artificial. Há a possibilidade de aumento da eficiência operacional em 35%, uma vez que essa aplicação reduz uma série de ações que seriam feitas manualmente, como a busca de documentos e a realização de fluxos operacionais. É, de fato, uma assistente que agiliza a rotina logística e proporciona mais autonomia à equipe, uma vez que realiza uma série de trabalhos operacionais e facilita a consulta aos dados”, destaca o CEO da DATAFRETE, Marcelo Martins.
A IA da DATAFRETE localiza documentos como notas fiscais e conhecimento de transporte (CT-e), agilizando o fluxo de trabalho das indústrias, e-commerces e transportadoras, esclarece pendências do fluxo logístico e orienta o usuário, para agilizar as etapas da distribuição. A solução foi apresentada pela empresa durante o Fórum E-commerce Brasil 2025, entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo (SP) e pode ser personalizada para a realidade de cada negócio. “Nossa IA apresenta uma flexibilidade no que diz respeito à implementação, uma vez que é possível incluir os KPIs da empresa para orientar a ferramenta, além da possibilidade de métricas específicas de cada etapa. Isso torna a inteligência artificial muito mais eficiente e conectada com a necessidade real da empresa”, finaliza o CEO.