13/11/2024

Datas especiais de final de ano aquecem o comércio e movimentam o setor de transportes

Empresas do setor precisam se preparar para atender o aumento da demanda. Reunidas Cargas, de Santa Catarina, projeta crescimento de até 20% das operações nos últimos meses de 2024 

Com a aproximação das datas sazonais como a Black Friday e o Natal, o comércio e o setor de transportes de cargas aguardam um crescimento significativo nas operações. A movimentação intensa se dá especialmente no espaço online, onde o varejo brasileiro espera que circule  R$ 9,3 bilhões só na Black Friday 2024 (9% a mais que no ano anterior), de acordo com pesquisa da Confi.Neotrust, que levou em consideração apenas o período de quinta-feira (28/11) a domingo (1º/12) - quando os lojistas devem concentrar a maior parte das promoções e ações relacionadas à data.
 
Esse crescimento, além de aquecer o setor varejista, também gera um aumento expressivo na demanda por logística e transporte de cargas, sobretudo no segmento de encomendas expressas. O impacto direto é percebido em empresas de transporte rodoviário, como é o caso da Reunidas Cargas, empresa do Grupo Reunidas que atua no transporte de mercadorias principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, com cobertura em mais de 1,3 mil municípios. Segundo Marcelo Chiarello, vice-presidente da companhia, o último bimestre do ano representa um dos períodos mais intensos para o setor. 
 
“Durante as semanas que antecedem a Black Friday e o Natal, notamos um aumento de aproximadamente 20% no volume de cargas. Esse crescimento, já esperado pela empresa, nos leva a intensificar as operações para garantir que as entregas ocorram dentro dos prazos estabelecidos. Para isso, contamos com uma infraestrutura robusta e eficiente, operando em turnos de 24 horas, o que nos permite atender às demandas do mercado e oferecer uma logística ágil e confiável para os clientes”, afirma.
 
A Reunidas Cargas conta com mais de 400 veículos em sua frota. A empresa também vem investindo em tecnologia para otimizar processos e gerenciar o fluxo elevado de entregas, como o sistema de rastreamento em tempo real, assinatura digital e a bipagem de documentos.
 
"Sabemos que, nesta época, é ainda mais importante que o cliente acompanhe o status de sua entrega, o que reduz a ansiedade e aumenta a confiança nos serviços. Por isso, nosso sistema de rastreamento é atualizado a cada etapa da jornada da carga, proporcionando mais segurança para os consumidores e agilidade para o comércio", explica Chiarello.
 
A logística reversa também ganha relevância nesse contexto de alta das vendas, principalmente no ambiente online. Com o aumento das compras pela internet e, consequentemente, dos índices de devoluções, é necessário um planejamento robusto para gerenciar o fluxo de mercadorias que retornam às lojas. Nesse momento, o transporte de cargas também se faz indispensável.

Legenda: Reunidas cargas projeta crescimento de 20% da demanda
Créditos: Divulgação/Grupo Reunidas
Legenda:
Créditos: Divulgação/Grupo Reunidas