17/06/2024

Dati apresenta case de aplicação de IA em solução inédita de diagnóstico na saúde no The Developers Conference (TDC)

Aplicação desenvolvida para sistema da Pulsati é capaz de analisar fotografias de lesões na pele através de um aplicativo e acelerar processos de triagem e diagnóstico. Evento de tecnologia escolhido para apresentação do case aconteceu nesta sexta-feira (14) em Florianópolis (SC)

Uma solução inédita desenvolvida no Brasil que usa inteligência artificial para acelerar o diagnóstico de problemas de saúde foi um dos destaques do The Developers Conference (TDC), que aconteceu nesta sexta-feira (14), em Florianópolis. O projeto criado pela Pulsati contou com a parceria da Dati, que apresenta o contexto de IA dentro da plataforma.

A aplicação de inteligência artificial usada na solução foi treinada em uma base de dados de imagens de lesões, abrangendo diferentes estágios de evolução. Isso permite a análise das lesões e o diagnóstico precoce de condições dermatológicas. A Dati é especializada em soluções em nuvem da Amazon Web Services (AWS). A empresa desenvolveu soluções personalizadas para a aplicação, além de implementar estratégias para melhorar a experiência digital do usuário.

Com mais de uma década de experiência, a Dati tem intensificado a integração de inteligência artificial (IA). No caso do projeto feito para a Pulsati, a ferramenta tem o potencial de acelerar o processo de triagem, reduzir o tempo de espera por diagnósticos e aumentar a precisão, além de tornar o tratamento mais acessível ao integrar pacientes e profissionais de saúde em uma única plataforma.

“O uso de IA na saúde representa um avanço significativo facilitando o acesso ao tratamento. Trazer soluções como esta para o dia a dia das pessoas mostra que a inteligência artificial e a computação em nuvem podem impulsionar de forma considerável não só os negócios, mas o bem-estar das pessoas. Estar na liderança de projetos como este, que apontam para um futuro mais inovador, tecnológico e conectado é o que move a Dati”, destaca Diego Alexandre, CEO da companhia.

No palco do TDC, a Dati é representada pelo especialista em dados Alan Wutke, responsável técnico do projeto, e pela CCS Camila Cenci, responsável pela área de relacionamento com o cliente. “A aplicação exemplifica como a tecnologia pode ser utilizada para resolver problemas reais, oferecendo soluções eficazes e acessíveis para o grande público. O evento é uma oportunidade para demonstrar o potencial transformador da IA para além do setor tecnológico”, reforça Alan.

Camila analisa que o entendimento da jornada do cliente foi um ponto crucial para o sucesso deste projeto. “Buscamos sempre construir uma parceria de confiança com as empresas e entender a real necessidade do cliente. Este foi um dos pontos fundamentais nessa nossa parceria com a Pulsati, em que nos tornamos o parceiro de tecnologia e cloud. Uma análise assertiva nos leva a projetos personalizados e muito mais eficientes”, destaca.

Há 13 anos no setor de tecnologia, a Dati emprega tecnologias de última geração em IA e machine learning (ML) para criar soluções que aumentam a eficiência operacional e a assertividade das decisões no cotidiano corporativo. Essas inovações não só otimizam processos internos, mas também abrem novas oportunidades de mercado, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.


Legenda: Dati apresenta case de aplicação de IA em solução inédita de diagnóstico na saúde no The Developers Conference (TDC)
Créditos: Divulgação
Legenda: Alan Wutke, responsável técnico do projeto, e pela CCS Camila Cenci, responsável pela área de relacionamento com o cliente.
Créditos: Divulgação
Legenda: A aplicação de inteligência artificial usada na solução foi treinada em uma base de dados de imagens de lesões, abrangendo diferentes estágios de evolução.
Créditos: Divulgação