04/08/2021

De olho nas Olimpíadas: o uso de estampas sublimáticas nos uniformes

A maior competição esportiva do mundo também se tornou palco para um desfile de opções sustentáveis, demonstrando a evolução do segmento para o tema

Uma das maiores bandeiras erguidas pela organização dos jogos olímpicos de Tóquio 2020, e também um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, foi o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, desempenhando práticas que permitam a redução de gases até 2030. Esse comportamento também refletiu no fardamento esportivo das equipes, como é o caso da delegação japonesa, que desfilou com uniformes criados por meio da reciclagem de peças usadas e doadas pela população, criando um processo que utiliza menos água nos processos de tingimento e transformando as peças descartadas em poliéster para produzir os materiais. 

A conduta desta e de diversas outras delegações participantes, produzindo uma moda transformadora e de impacto ambiental, evidencia como a tecnologia vem travando uma corrida no segmento em prol de inovações. Nesse cenário, a impressão digital vem ganhando espaço e apresentando resultados que melhoram o aproveitamento dos recursos naturais do planeta. Nilson Padilha, gerente comercial da Global Química & Moda, explica que a utilização de técnicas como a sublimação são importantes soluções que impactam também no quesito social das empresas. “Este é um mercado que vem evoluindo rapidamente, apresentando constantemente insumos e matérias primas cada vez mais tecnológicos e modernos. Além de diminuir os efeitos no ar e no solo, a alternativa também permite controlar os custos mais facilmente e impactar positivamente na geração de empregos e oportunidades”, cita. 

Nilson também ressalta que a visibilidade dada à moda sustentável durante as Olimpíadas apresenta ao empreendedor, que deseja atuar no segmento, uma alternativa, demonstrando como é possível desenvolver peças especiais, mantendo a qualidade das estampas. “A sublimação, por exemplo, permite desenvolver peças que promovem ao esportista liberdade ao se movimentar e eficiência, não os limitando e nem retendo umidade. A aplicação do método, acompanhado de materiais de qualidade, garante cores vibrantes, alta definição do design e aderência de longo prazo”, esclarece.

Hoje o mercado permite uma infinidade de alternativas, técnicas atualizadas e que podem ser desenvolvidas com materiais sustentáveis. Designs inteligentes, assim como os demonstrados no universo esportivo, evidenciam como a moda é significativa na sociedade, sendo mais do que uma vestimenta e sim um símbolo da nação, refletindo sua preocupação com o meio ambiente e a sociedade. O profissional avalia ainda que  “a impressão digital é uma tecnologia de fácil aplicação, prática e bastante limpa. Os resultados alcançados são surpreendentes, principalmente por possibilitar que a aplicação seja feita em diferentes materiais e superfícies, desde que possuam poliéster em sua composição, com fidelidade de cores e qualidade. Ainda que as Olimpíadas foquem no universo esportivo, delegações que exibiram sua personalidade por meio das vestimentas sustentáveis, causaram impacto no mundo a fora por demonstrar que as tecnologias da estamparia são o futuro do segmento”, relata.


Legenda: Nilson Padilha, gerente comercial da Global Química & Moda
Créditos: Divulgação