01/12/2022

Desafios e oportunidades do mundo digital impulsionam posicionamento das marcas

O meio digital é uma importante vitrine para as marcas, em 2021 mais de 80% da população brasileira acessou a internet, a porcentagem de quem prefere comprar de forma online também é bastante expressiva

O trabalho para a consolidação das marcas no imaginário popular continua se baseando na criatividade e na conexão com as pessoas. Mas, o modo de chegar até o público-alvo é algo que precisa ser constantemente adaptado conforme a evolução dos meios de comunicação. Um deles, a internet, aumentou tanto seu alcance nos últimos anos, que tornou difícil pensar em divulgar uma marca sem considerá-la, pois é onde boa parte do público está diariamente. 

Dentro do mundo online, as novidades aparecem constantemente e, nesse cenário, quem planeja o impulsionamento de marcas sabe que precisa entender a importância de cada nova ferramenta para aproveitar as oportunidades trazidas com elas, no momento certo. Para o gerente de Estratégia de Comunicação e Marca da agência Seven Comunicação Total, de Blumenau (SC), Mateus Tamborlin, que a presença digital é indispensável já é um consenso, mas é preciso saber como fazer isso. 

“O meio digital modificou a forma de comunicar a mensagem ao público, a essência continua sendo a mesma, mas é  preciso adaptar o formato. O online democratizou o acesso das marcas à divulgação para as massas, mas para ter resultado é preciso saber como aproveitar as possibilidades oferecidas pela internet, para chegar no público-alvo de forma assertiva, gerar relevância e criar identificação com os consumidores”, comenta o publicitário. 

Tamborlin destaca algumas questões e facilitadores que devem ser levados em consideração para impulsionar uma marca na internet, seja utilizando sites, blogs, redes sociais ou e-mail. Entre os principais, o investimento na análise de dados, ou inteligência de dados, que proporcionam usar as informações de forma estratégica para a criação de campanhas e direcionamento de investimentos de acordo com o público-alvo e onde ele está. “Os usuários deixam ‘pegadas’ através de suas interações no meio online. Informações sobre seus gostos e necessidades, que são valiosas para direcionar o conteúdo e otimizar o investimento”, destaca. 

Outro ponto é ficar atento ao momento. Na internet os fatos são expostos muito rápido e para aproveitar um assunto que está em alta é preciso ter agilidade, sob o risco de perder o time. Por isso, é importante acompanhar os temas relevantes do momento para poder se inserir na conversa, quando fizer sentido. O que é, inclusive, uma das oportunidades para gerar interação com o público.

Além dos dados e da consciência do que está se desenrolando ao redor da marca, o gerente de Estratégia de Comunicação e Marca destaca, ainda, outras estratégias para ajudar a se destacar na internet, como: 

Mídia paga

Mídia paga também pode ser uma boa aposta na promoção das marcas para públicos maiores, aumentando o tráfego e a conversão através dos cliques. Essa informação pode ser direcionada para usuários que se encaixam no público-alvo e/ou que procuram por produtos e serviços semelhantes. 

Influenciadores

O uso de figuras conhecidas do público não é uma novidade na propaganda, as marcas sempre buscaram artistas, atletas, ou modelos para serem “a cara” de suas campanhas. Com a internet, surgiu um novo grupo de garotos (as) propaganda, os influenciadores. Esses criadores de conteúdo digital podem dar bastante retorno às marcas, pelo poder de influência que têm na decisão de compra dos consumidores. Para essa parceria dar certo, é preciso saber escolher pessoas que tenham identificação com a marca e  observar se o público-alvo é o mesmo, por exemplo. 

Conteúdo

O conteúdo merece atenção especial na estratégia de divulgação da marca. A mensagem precisa ser direta, assertiva e atraente, pensada no público-alvo, no propósito e no meio onde será divulgada (rede social, youtube, site, e-mail). Algo interessante para ser utilizado pelas marcas é o marketing de conteúdo, uma estratégia para atrair o público por meio de conteúdo relevante que o ajuda a perceber uma necessidade e como saná-la, com o objetivo de atrair, prospects leads e gerar consumidores. 

Presença massiva na internet

A pesquisa TIC Domicílios 2021, que estuda o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas residências brasileiras, apontou que 81% da população acessou a internet no ano passado. O mesmo levantamento também mostrou que 46% dos usuários compraram produtos e serviços pela internet.

Outro levantamento, este realizado este ano pela  NZN Intelligence, mostrou que 64% da população brasileira ainda prefere comprar pela internet, mesmo após o fim das restrições da pandemia. Entre os principais motivos apontados pelos entrevistados estão a comodidade, a praticidade e os preços mais atrativos, seguidos da possibilidade de ver as avaliações dos produtos e a variedade de lojas. 

Dados como esses, obtidos pela pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)  pela  NZN Intelligence demonstram o ganho de espaço que a internet teve nos últimos anos no dia a dia dos consumidores e por que ela precisa ser bem utilizada em uma estratégia de comunicação de marca. 


Legenda:
Créditos: Freepik