Diretoria do Sebrae/SC participa da posse da Fampesc - gestão 2023/2025
Evento ocorreu na sede da Ampe Blumenau, no dia 4 de fevereiro, e reuniu líderes das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de todo o estado, além da presidência da Confederação Nacional do segmento
A nova diretoria da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc) para o biênio 2023/2025 tomou posse em um evento na Ampe Blumenau no último sábado (4). O Sebrae/SC, que tem cadeira na diretoria da Federação, foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Renato Campos Carvalho, pelo superintendente Carlos Henrique Ramos Fonseca, pelo diretor de administração e finanças Anacleto Ortigara e pelo diretor técnico Luc Pinheiro.
“A Fampesc é uma grande defensora das causas dos pequenos negócios em todas as esferas e parceira do Sebrae em diversas iniciativas e assim continuará sendo enquanto e onde houver ações de promoção do pequeno negócio. Eu sempre reforço: a gente não faz nada sozinho e estar junto a uma entidade como a Fampesc é o nosso papel”, afirmou Carlos Henrique.
Rosi Dedekind, que foi reeleita para a presidência da Fampesc para o biênio 2023/2025, destacou a importância da parceria do Sebrae/SC nas ações de apoio às associações em todo o estado. “O Sebrae nasceu para ser um amparo à micro e pequena empresa e nós aproveitarmos essa expertise é estarmos prestando um serviço completo ao nosso associado. É uma união que cresce ano a ano e fundamental para podermos atender as necessidades que os empresários nos apresentam”, reforçou.
O evento contou também com a participação de Ercílio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), que apresentou o projeto do Associativismo 4.0, o qual contempla uma série de atividades que vão potencializar a inserção do micro e pequeno empreendedor nos mercados nacional e internacional. “O Sebrae é a única entidade que se dedica exclusivamente a com muita competência do empresariado, com um suporte excelente e prestativo em todas as instâncias. Contar com essa parceria é imprescindível para que projetos como o Associativismo 4.0 seja efetivado com excelência”, destacou.
Luc Pinheiro, que também é titular no Conselho Deliberativo da Fampesc, auxiliou nos esclarecimentos de como as demandas dos empresários podem chegar no Sebrae/SC. Em linhas gerais, a via consiste em apresentar ou absorver o projeto que contemplará a necessidade do empresariado aos Núcleos Setoriais das Ampe’s, que encaminham à Fampesc e esta busca subsídios e respaldo com o Sebrae para o desenvolvimento da ação.
“A Fampesc representa quem é o público do Sebrae, por isso nós temos 100% de fit naquilo que a gente pode ajudar o empresário a resolver suas necessidades. Somos um braço para ajudar na execução e nas demandas. Nós temos dezenas de programas em conjunto, como o programa de Núcleos Setoriais, os de capacitação, de internacionalização, feiras, missões, de forma que a gente consegue subsidiar para esse empreendedor o seu crescimento”, explicou, ressaltando que com a reeleição da diretoria, a ideia é acelerar ainda mais os projetos de parceria entre Sebrae/SC e Fampesc e ampliar a atuação onde as Ampe’s atuam.