27/06/2022

DSM investe em tecnologia e passa a usar app para agilizar assistências técnicas

Construtora brasiliense trocou planilhas e papéis por aplicativo que permite ao cliente abrir o chamado e receber atendimento através do seu smartphone. Além de ampliar organização nos atendimentos, inovação tem sido um diferencial para síndicos controlarem e acompanharem obras nos condomínios

No mercado desde 2014, a DSM Construtora vem se destacando no mercado de construção do Centro-Oeste.  Entre os investimentos recentes da empresa, que já conta com seis empreendimentos entregues e outros seis em construção e viabilidade, está a aposta em tecnologia para gestão do pós-obra.

A DSM Construtora acaba de fechar uma parceria com a FastBuilt, construtech brasileira que desenvolve uma plataforma para gerenciamento das informações relacionadas à assistências técnicas, além de viabilizar o manual do proprietário em formato digital e interativo. Com a solução, os clientes da DSM passam a consultar, via app, todas as informações sobre o imóvel adquirido.

“O manual digital do proprietário facilita a pesquisa sobre a infraestrutura e cuidados para manutenção do imóvel e é uma opção interativa para a consulta de dados, além de eliminar a necessidade de uso de papel para gerir esse documento. Já o módulo de assistência técnica permite que o cliente solicite uma manutenção através do seu celular, incluindo inclusive fotos e vídeos sobre a situação”, explica Jean Ferrari, CEO da FastBuilt.

Douglas Bispo, Gerente de Engenharia da DSM Construtora, explica que o crescimento contínuo da construtora fomentou o investimento em inovação. “Até então nós realizávamos o controle das informações sobre assistências técnicas em planilhas, e cada ordem de serviço era impressa, para que o cliente assinasse após a realização do reparo. Isso demandava tempo e custo com papel, além de não nos dar uma visão mais completa de indicadores sobre possíveis problemas para melhoria futura nos empreendimentos. Fomos de cerca de 70 unidades entregues para mais de 100 e esse volume precisava ser melhor organizado. Foi aí que a FastBuilt surgiu como uma facilitadora do processo”, explica.

Atualmente, os prestadores de serviço são direcionados para as obras através da visualização de serviços próximos, agilizando os reparos através da inclusão de mais agendas em um mesmo dia. “Eles fazem o controle do chamado pelo smartphone – e em breve via tablet – e o cliente assina na própria plataforma. Não há mais necessidade de papel e todo o histórico é registrado, proporcionando à DSM organização, controle e informações relevantes para melhorar nossas entregas futuras”, avalia o executivo.

Solução para facilitar controle dos síndicos

Uma das oportunidades que a nova tecnologia trouxe para a rotina da DSM Construtora, foi a criação de um relacionamento mais próximo aos síndicos. Agora, este profissional pode controlar todas as assistências técnicas do condomínio através da plataforma, inclusive com histórico de ações feitas, em andamento ou com outra justificativa. “Basta o síndico nos pedir o relatório que ele tem em mãos informações relevantes para apresentar, por exemplo, em assembleias junto aos moradores. Essa transparência da gestão é um fator de alto valor agregado que a plataforma proporciona”, finaliza Douglas.

Ferrari complementa, afirmando que para as construtoras o controle via plataforma identifica melhorias que impactam diretamente nas finanças dos negócios. “Você pode, por exemplo, identificar insumos que geram assistências recorrentes e trocar produto ou fornecedor na próxima obra, eliminando esse custo. A NIA, nossa assistente virtual, também reduz uma série de chamados que não carecem de visita técnica, ao dar ao morador todas as informações que ele precisa, podendo resolver ele próprio alguns pequenos problemas”, finaliza.


Legenda: DSM investe em tecnologia e passa a usar app para agilizar assistências técnicas
Créditos: Divulgação
Legenda: DSM investe em tecnologia e passa a usar app para agilizar assistências técnicas