Eficiência na seleção de sementes foi destaque da Selgron na Febrasem 2025
Empresa catarinense apresentou modelo de selecionadora com quatro bandejas e destacou como a automação pode elevar a qualidade e a eficiência nos processos de seleção de grãos e sementes
Nos dias 11 e 12 de junho, a Selgron esteve presente na 4ª edição da Febrasem (Feira Brasileira de Sementes), que aconteceu no Parque de Exposições de Rondonópolis (MT). Promovido pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), o evento é uma das principais plataformas de negócios, inovação e conhecimento técnico voltadas ao setor sementeiro no Brasil.
“Estar na Febrasem é uma grande oportunidade para dialogar diretamente com os produtores de sementes, entender suas demandas e apresentar, na prática, como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa. Nosso objetivo é mostrar que a automação, além de elevar a qualidade da seleção, também contribui para a redução de perdas, o melhor aproveitamento dos lotes e, consequentemente, para o aumento da rentabilidade em toda a cadeia produtiva”, destaca Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas do mercado interno na Selgron.
Especializada em soluções para automação da linha final de produção, a Selgron expôs na feira sua Selecionadora Óptica ES com configuração de quatro bandejas. O equipamento, no entanto, pode ser escalado para até oito bandejas modulares, com ajustes individuais e duas opções de altura — o que oferece flexibilidade para diferentes volumes e tipos de grãos.
Com sensores de alta resolução, câmeras infravermelho (opcional) e inteligência artificial adaptativa, a Selecionadora ES realiza uma triagem precisa, mesmo para defeitos sutis, e pode atingir capacidade de até 4.000 quilos por bandeja, por hora, a depender do produto. A tecnologia atende a uma ampla gama de grãos e sementes, como arroz, feijão, soja, milho, trigo, café, entre outros.
Além do estande na feira, a empresa também teve um ponto extra de atendimento com seu caminhão itinerante, parte do road show com o qual percorre o Brasil apresentando suas soluções de automação para o agronegócio.
Com sede em Santa Catarina e mais de 30 anos de atuação, a Selgron desenvolve soluções completas para processos como seleção, detecção de metais, empacotamento, pesagem, paletização, entre outras finalidades — aliando precisão, desempenho e confiabilidade para os diferentes elos da cadeia produtiva do agronegócio. Atualmente, a empresa atende clientes de mais de 45 países.