29/05/2023

Empresa brasileira de ralos lineares conquista chancela do mercado norte-americano

Grupo Linear, pioneiro em sistemas de escoamento no país, dá mais um passo na sua estratégia de expansão no mercado externo. Corporação recebeu da Universidade de Miami o selo de produto inovador e potencial de vendas nos EUA

A indústria de ralos lineares que está há 13 anos no mercado brasileiro comemora mais uma etapa no processo de atuação internacional. O Grupo Linear, que já tem clientes em nove países da América Latina, além de Portugal e Espanha, na Europa, acaba de receber o selo de produto inovador de uma das principais universidades norte-americanas. A chancela da University of Miami Herbert Business School também indica as peças com alto potencial de vendas no mercado local.

O reconhecimento foi conquistado através de um projeto desenvolvido pela IXL Center, empresa de consultoria norte-americana, que atua em parceria com as universidades daquele país. Por meio dessa parceria, os universitários realizam pesquisas e elaboram projetos de mercado, avaliados por especialistas, para auxiliar empresas brasileiras a expandirem seus negócios para os EUA.

“A escolha pela Universidade de Miami deu-se pela região ter uma grande referência mundial no setor de arquitetura. Os projetos dessa instituição de ensino têm uma força bastante significativa no mercado e estamos muito satisfeitos com os resultados de todo esse processo. Essa validação é um prêmio para o Grupo Linear, pois temos a certeza de que os nossos produtos podem atender as necessidades do consumidor norte-americano”, afirma Regina Sardanha, diretora-executiva da corporação.

Por ter um extenso portfólio e abranger três marcas, o alvo do trabalho de pesquisa de mercado foram as peças da Elleve – por serem produtos sofisticados, de alto valor agregado e mais condizentes com o perfil do morador dos EUA. Agora, a nova fase do processo está nas mãos da corporação: avaliar os três escopos estratégicos de ingresso no mercado norte-americano, apresentados pela Universidade de Miami, e escolher o que melhor se adequa às diretrizes da companhia brasileira.

“Essa definição deve ocorrer dentro das próximas semanas, para que possamos iniciar efetivamente as tratativas comerciais. Já temos, inclusive, representantes interessados em trabalhar os produtos do Grupo Linear por lá e ainda este ano já teremos o nosso selo em território americano”, ressalta Regina.

Segundo a diretora-executiva, a meta de faturamento já no primeiro ano de atuação naquele mercado é ousada. O planejamento estratégico de expansão internacional da corporação inclui, ainda, o ingresso em outros continentes, como a África. A expectativa do Grupo Linear é que, até 2025, 5% do seu faturamento venha da atuação no comércio exterior. Para 2023, a corporação trabalha com aumento de 30% no faturamento em relação a 2022.


Legenda: Atuação nos EUA faz parte do projeto de expansão internacional do selo Grupo Linear.
Créditos: Divulgação - welcome.miami.edu
Legenda: Apresentação dos projetos envolvendo os produtos do Grupo Linear na Universidade de Miami.
Créditos: Divulgação - welcome.miami.edu