Empresa de educação tecnológica lança projeto de gastronomia com fogão inteligente da Tramontina
Lançamento oficial do TechChef aconteceu na Bett Brasil, maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina
A parceria entre duas empresas — uma especializada em educação tecnológica e outra uma das maiores empresas metalúrgicas do Brasil — promete transformar a forma como a culinária é ensinada nas escolas. Essa é a proposta central do TechChef, iniciativa da blumenauense Robomind que conta com o uso de um produto da Tramontina.
O projeto foi lançado oficialmente na Bett Brasil, maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. A Robomind participa com um estande no evento.
O TechChef é um curso que surgiu a partir do interesse pela culinária na grade extracurricular e vai utilizar nas aulas práticas o cooktop Guru da Tramontina, modelo portátil de cozimento por indução que mede com precisão a temperatura dentro da panela e possui balança integrada.
“Quando nós conhecemos o Guru, entendemos que essa tecnologia deve estar presente na educação brasileira”, destaca André Brandão Sala, CEO da Robomind.
O estudante aprende a cozinhar de forma divertida, desenvolvendo habilidades ligadas à matemática, física, nutrição, química, entre outras disciplinas. O curso acompanha um fichário com 32 receitas, distribuídas em quatro níveis: Aprendiz, Cozinheiro, Sous Chef e Chef.
Felipe P. Lazzari, diretor comercial da Tramontina TEEC, destaca que o projeto tem potencial para revolucionar a educação nas escolas. “A culinária é algo muito presente na vida das pessoas. Precisamos voltar a ensinar as crianças que é importante cozinhar de verdade e o que tem por trás do ato de cozinhar. Isso vai além de aprender sobre os ingredientes, nutrição e hábitos saudáveis, é também sobre a conexão entre pessoas através da cozinha e a união em volta da mesa”, afirma.
O projeto ainda tem como objetivo ensinar os alunos sobre reações químicas e o que compõe a comida, como carboidratos simples e compostos e proteínas, além de um conhecimento mais amplo sobre ciências, tecnologia, física e alimentação saudável.