17/10/2024

Empresa de Joinville aposta na internacionalização para conquistar novos mercados

Sintex, indústria de chuveiros, duchas e torneiras, já possui a maior parte das embalagens em três idiomas e tem ampliado a presença em toda a América Latina e alguns países da África

A indústria de transformação, que converte a matéria-prima em um bem ou produto, obteve resultado positivo em exportações em outubro deste ano. O crescimento foi de 5,9%, alcançando 7,07 bilhões de dólares em movimentação até a segunda semana do mês, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A Sintex, empresa de Joinville voltada para o desenvolvimento de chuveiros, duchas e torneiras, faz parte dessa estatística, e tem apostado na internacionalização para conquistar novos mercados e expandir a atuação da marca. Com esse foco, a indústria tem ampliado a presença em países da América Latina e da África.

Enio Bernardes, CEO da empresa, destaca que a maior parte das embalagens já estão em três idiomas — português, espanhol e inglês — o que faz com que exista agilidade ao atender um cliente no mercado externo, porque o produto já está com a embalagem pronta no Brasil.

“A partir da decisão de internacionalizar, a marca cresceu muito no mercado da América Latina, no México e em alguns países da África, onde o chuveiro elétrico é mais consumido, ao contrário de países do hemisfério norte, em que são utilizados outros sistemas de aquecimento, como os sistemas a gás”, afirma. Quem ganha com isso é o consumidor brasileiro, que recebe um produto com qualidade de exportação, o que também fortalece a marca no mercado interno.

Apenas em 2024, a Sintex participou de uma missão empresarial no Quênia — país que já está mais maduro no uso de duchas elétricas e que possui o maior mercado em potencial para os produtos brasileiros —, que reuniu empresas de diversos segmentos para o encontro internacional de negócios e de uma feira de negócios na Colômbia, onde levou todos os produtos do portfólio para mais de 8 mil potenciais compradores, além de uma feira no México.

“A internacionalização foi muito interessante para nossa empresa, porque garantiu uma visibilidade muito grande da marca e a presença nessas feiras internacionais foi o principal investimento que fizemos para poder alcançar os resultados que hoje temos. Estamos sempre nesses eventos internacionais com presença constante, com mercadoria, com bastante envolvimento, para ter cada vez mais clientes e ajudar os clientes a vender também, fortalecendo essa relação tão próxima”, finaliza.

A Sintex foi fundada em 1942 em São Paulo, época em que as duchas elétricas eram fabricadas em estrutura metálica. Devido ao desenvolvimento da tecnologia de plástico na indústria, a empresa passou a usar o material em chuveiros e torneiras a partir de 1984, ano em que foi transferida para Joinville por conta do potencial industrial da cidade. Em mais de 80 anos de história, a empresa expandiu a atuação, fortaleceu parcerias com marcas internacionais e atualmente está presente na lista de exportadoras catarinenses com atuação em 10 países, principalmente México, Peru, Paraguai e Equador, além do mercado africano.


Legenda:
Créditos: Foto: divulgação
Legenda:
Créditos: Foto: divulgação