Empresa de SC é uma das 4 brasileiras selecionadas para programa europeu de IA
Odisseia AI foi selecionada para o IA Founder Sprint 2025, promovido pela Insead, uma das mais reconhecidas escolas de negócios do mundo
A Odisseia AI, startup de Blumenau especializada em agentes de atendimento baseados em inteligência artificial, foi uma das quatro empresas brasileiras escolhidas para participar do IA Founder Sprint 2025, iniciativa do Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), uma das mais reconhecidas escolas de negócios do mundo.
O programa é gratuito e reúne fundadores de empresas em estágio inicial centradas em IA. O negócio blumenauense foi escolhido a partir de uma seleção online que contou com cerca de 1.400 inscritos.
A Odisseia AI desenvolve agentes inteligentes personalizados, com rotinas de pré-venda, atendimento, SAC, cobrança e geração de relatórios. A solução já é utilizada por empresas de diferentes setores, como imobiliárias, revendas de veículos, e-commerces, distribuidoras, clínicas de saúde e escritórios de advocacia.
Durante oito semanas, a empresa terá acesso a mentorias com especialistas mundiais no assunto, ferramentas estratégicas e oportunidades de networking. O programa é totalmente virtual, o que amplia o alcance e possibilita conexões globais.
Entre os 500 selecionados para o IA Founder Sprint, 50 serão escolhidos para fazer pitches para possíveis investidores e cinco irão para Abu Dhabi e Singapura presencialmente apresentar os cases. “Essa é uma oportunidade única de adquirir conhecimento e entrar em contato com pessoas que serão fundamentais para o nosso crescimento. Estamos aproveitando cada momento dessa formação para alavancar nosso negócio”, afirma Felipe Bittencourt, CEO da Odisseia AI.
A Insead possui sede na França e unidades em Singapura, Abu Dhabi e mais recentemente em São Francisco, reunindo mais de 160 professores renomados de 41 países e mais de 1.300 alunos anualmente nos programas de MBA, MBA executivo global, mestrados especializados e PhD, além de mais de 11 mil participantes nos programas de educação executiva.
Seleção para programa local
Em paralelo a isso, a Odisseia AI ainda foi aprovada para participar do BRDE Labs, programa de aceleração de startups criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e realizado em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O programa nasceu em 2022 e já tem no portfólio 200 startups aceleradas, com resultados como 31,5% de aumento de valuation ao final da etapa Venture em 2024.
A participação nos programas marca um passo importante na trajetória da startup, criando uma conexão com o ecossistema internacional e reforçando o posicionamento da empresa, voltada para inovação em IA.